O Portal da Construção Sustentável atribuiu à lã mineral Volcalis o certificado de sustentabilidade. Este produto cumpre os princípios do Portal, contribuindo de forma decisiva para a sustentabilidade da construção e reabilitação de edifícios em Portugal, refere nota da empresa.

A Volcalis – Isolamentos Minerais, S.A., a nova empresa do Grupo Preceram, localizada em Bustos, Oliveira do Bairro, veio revolucionar o segmento dos isolamentos dando resposta à grande necessidade de as habitações terem um bom isolamento acústico e térmico, essencial para o conforto e saúde humana.

“A Volcalis marca assim a redescoberta da lã mineral ao agrupar as mais importantes características ambientais, técnicas, de desempenho, de uso e aplicação num só produto”, dia empresa , apontando que “com base num método totalmente sustentável, e fazendo uso das melhores matérias-primas, produtos naturais e tecnologias avançadas de alta eficiência, a Volcalis disponibiliza ao mercado uma ampla gama de soluções ecológicas e de alta qualidade”.

Os sistemas de Gestão Integrados de Qualidade e Ambiente estão certificados segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. Produzida em Portugal a partir de matérias primas de origem local, a lã mineral Volcalis é um produto 100% reutilizável e reciclável à base de areia e ligante de origem biológica. Devido à elevada compressibilidade permite reduzir as emissões de CO2 associadas ao seu transporte, reduzindo em cerca de 10 vezes o número de transportes necessários.

“A lã mineral Volcalis tem um toque suave o que possibilita uma fácil e confortável instalação sem qualquer irritação para a pele. Volcalis é um material incombustível, resistente ao fogo, livre de substâncias nocivas, e não liberta poluentes voláteis sendo inócua para a saúde”, classifica a Volcalis, afirmando cumprir os mais exigentes padrões de avaliação da qualidade do ar, atingindo a melhor classificação na qualidade do ar interior (A+), o que assegura um ambiente saudável.

“A lã mineral Volcalis contribui para o conforto e a eficiência térmica e acústica dos edifícios. A utilização da lã ao longo da sua vida útil economiza cerca de 300 vezes a energia consumida integrada. O certificado do PCS vem reforçar e reconhecer a empresa Volcalis como fornecedora de soluções sustentáveis de alta qualidade que promovem a economia circular. A Volcalis continua assim com o objetivo de promover o respeito e a preservação do ambiente, com vista a garantir as melhores condições de vida às gerações futuras, assumido uma postura pró-ativa, de minimização do impacte ambiental das atividades que desenvolve”, termina a mesma nota.