Com esta distinção, os referidos equipamentos culturais do Município de Oliveira do Bairro assumem o compromisso de cumprir os requisitos de segurança e higiene definidos pela Autoridade Nacional de Turismo, segundo as orientações da Direção-Geral de Saúde, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.

Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, destaca “a importância desta distinção, que vem na sequência das medidas que já implementámos com o objetivo de encontrar o maior equilibro possível entre garantir o menor risco de contágio e propagação da COVID-19 e a prestação do maior número possível de serviços às pessoas, em condições de segurança”.

Sobre o selo Clean & Safe

O selo Safe & Clean é atribuído aos equipamentos culturais municipais, entre outros estabelecimentos e entidades, que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde, no sentido de evitar a contaminação dos seus espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus).

​​​​​​​​​​​​Esta iniciativa visa sensibilizar para os procedimentos mínimos a adotar no combate à pandemia da COVID-19 e incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos. ​​​​

Após validação, os espaços e entidades ficam com a possibilidade de utilizar o referido selo, seja nas suas instalações físicas, seja nos canais e plataformas de divulgação e venda. 

O selo Clean & Safe, gratuito e válido até 30 de abril de 2021, exige a implementação de um plano de contingência que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, deve assegurar o distanciamento social e higienização necessária para evitar riscos de contágio e garantir os procedimentos seguros para o seu funcionamento.

Os equipamentos em causa

O Quartel das Artes (QA), equipamento cultural do Município vocacionado para diversos tipos de espetáculos, tem trazido ao concelho de Oliveira do Bairro grandes figuras da música, dança e teatro, apostando ainda em nomes emergentes de áreas artísticas diversas, numa perspetiva pedagógica de criação e captação de novos públicos para espetáculos de referência, habitualmente apenas disponíveis em Lisboa e Porto. O QA está localizado em Oliveira do Bairro, assim como a Biblioteca Municipal.

A Radiolândia – Museu do Rádio, único museu português dedicado exclusivamente à temática do rádio, localiza-se na vila de Bustos e apresenta alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba mais de 2.000 exemplares, constituindo um espólio absolutamente único no nosso país e de relevante reconhecimento a nível internacional.

Na vila do Troviscal, encontra-se o Museu de Etnomúsica da Bairrada, que alberga importantes coleções ligadas à música, tais como os instrumentos musicais e um importante espólio documental, de onde se destacam importantes partituras originais e manuscritas de compositores locais e um vasto acervo fotográfico de relevante importância na compreensão da história e das tradições ligadas à musica no concelho de Oliveira do Bairro e na região da Bairrada.