Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Município de Oliveira do Bairro lança Programa de Apoio à Cultura

O Município de Oliveira do Bairro vai lançar um Programa de Apoio à Cultura, de forma a combater os efeitos da pandemia nos agentes culturais, não associativos, do concelho. O período de candidaturas decorrerá de 15 de julho a 31 de agosto.

O apoio vai materializar-se num pacote financeiro de 20 mil euros, disponível para ajudar a concretizar projetos culturais no Concelho de Oliveira do Bairro, nas áreas das artes visuais, artes performativas (música, teatro e dança), artesanato, literatura, património, cinema e audiovisual.

Lília Ana Águas, vereadora da Cultura, esclarece que o programa destina-se a “pessoas coletivas, ou singulares, que não se encontrem abrangidas pelas medidas previstas no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do Município, nem por quaisquer outros protocolos de âmbito cultural”. “Para as associações, já existem formas de apoio, consagradas em regulamento, mas faltava uma medida que enquadrasse os agentes culturais que não integram o movimento associativo e que os apoiasse nestes tempos difíceis, em que a sua fonte de rendimento, ou pelo menos a da vertente cultural, foi praticamente reduzida a zero”, explicou a autarca.

De acordo com o regulamento, apenas podem beneficiar dos apoios previstos neste programa “pessoas coletivas ou pessoas singulares, que tiverem sede, naturalidade e residência no concelho de Oliveira do Bairro, com projetos que incidam sobre o território oliveirense”.

Os objetivos do programa passam também por promover a vertente pedagógica e educativa de projetos culturais, desenvolver ações para captar novos públicos, fomentar a organização colaborativa e valorizar os recursos locais, potencializando a economia do Concelho, através do uso da criatividade como fator de diferenciação, na construção de uma identidade sustentada pela cultura.

Os critérios de seleção dos projetos candidatos passam pela “valorização cultural e educativa do concelho, na área artística escolhida”, “clareza na definição da proposta/projeto” e “coerência entre as atividades propostas, estimativa orçamental e recursos afetos (…)”, segundo o regulamento do programa, disponível no site do Município de Oliveira do Bairro, em www.cm-olb.pt.