Assinar
Anadia // Sociedade  

Anadia: Requalificação urbana do núcleo antigo da cidade orçado em meio milhão

O executivo da Câmara Municipal de Anadia aprovou o lançamento do concurso para a empreitada de requalificação de quatro ruas localizadas no núcleo urbano mais antigo da cidade de Anadia, num investimento de cerca de 500 mil euros, com um prazo de execução de seis meses.

A intervenção vai incidir na Rua dos Olivais, Rua de Trás, Rua Aníbal Rodrigues Lapa e na Travessa da Alagoa.

O Município de Anadia pretende com esta obra garantir o reforço da melhoria das condições de circulação, da segurança rodoviária e da circulação pedonal. 

Os trabalhos de requalificação vão permitir o melhoramento de pavimentos, a construção de passeios, a eliminação de barreiras arquitetónicas, a adoção de novas soluções de estacionamento que ofereçam aos residentes e visitantes boas condições de mobilidade e de acessibilidade. As redes de abastecimento de água e de drenagem pluvial também serão alvo de intervenção.

Também os sentidos de trânsito vão ser reorganizados, passando a circulação a ser efetuada apenas no sentido ascendente, criando uma baia de estacionamento paralela ao passeio.

O projeto prevê a criação de um passeio ou faixa pedonal em toda a extensão da obra, garantindo, assim, as condições de segurança e de mobilidade dos peões, para além de se encontrar igualmente prevista a criação de uma ciclovia que ligará a Avenida Cancela de Abreu à Avenida das Laranjeiras.

A intervenção contempla ainda a criação de uma bolsa de estacionamento, com capacidade para 24 lugares, o reforço de sinalização horizontal e vertical, bem como o investimento no reforço da eficiência energética.

De salientar que a intervenção neste núcleo urbano incide sobre arruamentos carismáticos e com tradição na dinâmica da cidade de Anadia, apresentando alguns constrangimentos provocados pela desorganização de estacionamento, assim como pela falta de faixas pedonais que permitam circular em segurança.

Esta empreitada vem assim concluir o projeto inicial e o investimento já realizado, mais de 300 mil euros, no extremo sul.