Assinar
Bairrada // Vinhos  

Enófilos da Bairrada: Colheita de 2020 tem “vinhos de qualidade superior e muito homogéneos”

Foram entregues nove prémios nas categorias de: vinhos brancos, rosados e tintos relativos à colheita de 2020

O renovado edifício da “Estação” de Aveiro serviu de palco, no passado dia 22 de julho, à cerimónia de entrega de prémios do 41.º Concurso dos “Melhores Vinhos da Bairrada” – Colheita 2020, promovido pela Confraria dos Enófilos da Bairrada.

Na hora dos discursos, Célia Alves, presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada, começou por admitir que a pandemia trouxe ao setor do vinho um desafio nunca antes visto, “desafios difíceis” para a região e para os seus agentes que não baixaram os braços, não desistiram. “A Bairrada assumiu um desafio, reinventou-se e foi criando novos modelos de promoção, divulgação e de vendas em território nacional e estrangeiro. Essa resiliência permitiu-lhe ganhar novas competências, ferramentas mais atualizadas para poder marcar presença nos mercados de forma afirmativa e preponderante”, acrescentaria.

Sobre a presente edição, Célia Alves reconheceu também ter sido a “mais difícil de sempre”, com cerca de seis dezenas de amostras em prova, entre tintos, brancos e rosados, de 22 produtores bairradinos, sublinhando que a pandemia não se traduziu em desmotivação, pelo contrário, deu origem a um concurso em que a fasquia acabou por se elevar bem alta já que a colheita de 2020 deu origem a vinhos “qualitativamente muito consistentes”. Uma situação que trouxe ao concurso “vinhos de qualidade superior e muito homogéneos, o que motivou uma hierarquização das classificações separadas por algumas décimas, numa óbvia demonstração do equilíbrio existente entre os vinhos em cada uma das categorias provadas”, sublinhou ainda.

Notícia completa da edição impressa ou digital