Assinar
Anadia

Club de Ancas: Folk4Kids estimula valores para a cidadania

Este ano, o projeto ‘Ar da Aldeia’ (Residência Artística do Folk) envolveu os mais pequenos numa intervenção, em jeito de instalação artística, numa viela em paralelo, muito antiga, que vai dar à Fonte Velha que vai também ser embelezada com o painel de azulejos pintado pelos jovens, com ajuda de Albano Jorge.

Ainda agora terminou e já deixa saudade. Falamos do Folk4Kids – Oficina de Férias, promovido pelo Club de Ancas, que decorreu de 12 a 30 de julho e envolveu 24 crianças e jovens (15 crianças e 9 jovens voluntários), para além de oito adultos ligados ao Club de Ancas.

Um programa de ocupação de tempos livres único e que “funciona como uma alternativa à oferta existente na região”, avança Artur Castro, do Club de Ancas e um dos responsáveis por este projeto onde crianças e jovens voluntários podem ocupar o seu tempo livre de verão, participando num projeto singular, voltado para a comunidade, mas onde cada um dos participantes desenvolve as suas capacidades e competências, ao mesmo tempo que dá asas à imaginação.

A Quinta Convivial do Club de Ancas foi, assim, durante três semanas, o quartel-general desta aventura. O espaço não poderia ser melhor: “a quinta tem um enorme potencial, por ser um espaço grande onde se sente e respira a liberdade, onde as diferenças são respeitadas e a oferta de atividades é uma aliciante alternativa ao que existe.

Rita Seabra é o rosto mais visível deste Folk4Kids. É com ela que jovens voluntários e crianças se divertem em atividades “fora da caixa”.

“Aqui, todos são livres, refletem sobre si próprios, criam, andam descalços, brincam, trabalham, mas, principalmente descobrem-se”, diz Rita Seabra, a propósito destas três semanas que foram “de grande crescimento e intensidade emocional”.

Por isso, Artur Castro frisa que, no final, quando este período terminou, “todos sentiram um vazio”, o que deixa uma enorme vontade de continuar, não descartando a possibilidade de noutras interrupções letivas, o Folk4Kids poder regressar.

O tempo dentro da quinta é também outro, “passa ao ritmo de cada um”.

Notícia completa na edição impressa ou digital