Assinar


Mealhada // Sociedade  

Certoma oferece equipamento de desinfeção a Bombeiros de Mealhada e Pampilhosa

Trata-se de máquinas de desinfeção de espaços para aplicação de peróxido de hidrogénio vaporizado, procedimento recomendado pela DGS, para todos os locais onde possam ter ocorrido casos de Covid-19 ou eventual disseminação.

A administração da Certoma entregou, na manhã desta quinta-feira, na sua sede, na Mealhada, máquinas de desinfeção Covid-19 às corporações de bombeiros voluntários existentes no concelho, Mealhada e Pampilhosa, para uso próprio e prestação de serviços à população.

Trata-se de máquinas de desinfeção de espaços para aplicação de peróxido de hidrogénio vaporizado que, conforme orientação da DGS, é o procedimento recomendado para todos os locais onde possam ter ocorrido casos de Covid-19 ou eventual disseminação. Esta desinfeção é feita depois da limpeza prévia e só pode ser realizada com a área vazia (sem ninguém presente).

A Certoma, representante oficial da Rentacs em Portugal, efetuou desinfeções gratuitas onde solicitada, nomeadamente infantários e escolas locais, mas, não sendo a prestação de serviços a sua atividade, foi seu entendimento oferecer os equipamentos aos bombeiros que podem efetuar o serviço, de forma gratuita ou remunerada, e proceder à desinfeção de ambulâncias que transportem doentes, muitos deles contaminados, assim como habitações.

O processo de desinfeção com base na vaporização de peróxido de hidrogénio é uma operação feita a seco, simples e rápida. Uma ambulância demorará 7 segundos a receber a vaporização e 15 minutos de portas fechadas até nova utilização, de forma a dar tempo de atuação. Numa divisão acima de 30m2 bastarão 60 segundos. O equipamento em causa está também preparado para o combate à legionela.