Assinar
Aveiro // Região // Sociedade  

Fotografia de autarcas no deserto espoletou um verdadeiro oásis de críticas

CIRA defende-se de críticas sobre foto de autarcas tirada em momento de lazer no Dubai.

A divulgação de uma fotografia dos autarcas da Região de Aveiro num momento de lazer, paralelo ao programa de visitas e contactos no Dubai, acabou por gerar vários comentários nas redes sociais.

A fotografia em causa – que aqui reproduzimos – acabou por circular pela Internet e pelas páginas de alguns jornais, com os representantes da CIRA, numa descontraída fotografia em pleno deserto.

O assunto foi alimentando comentários nos últimos dias, “como água no deserto”, ao ponto de levar os presidentes da CIRA a “dar nota pública do seu protesto pela utilização mal intencionada da referida foto e pela incorreção de notícias que apenas pretendem afetar a sua boa reputação pública, não informando sobre o essencial do programa desta ação, fazendo-o por esta via em defesa da sua honra e do seu bom nome”.

Numa resposta direta a dois jornais nacionais, a CIRA acusa um deles de “faltar à verdade” com a referência de que Ribau Esteves não respondeu ao jornal sobre as despesas de Aveiro. “A verdade é que não foi colocada a Ribau Esteves, nem pelo CM nem por qualquer outro órgão de comunicação social, qualquer pergunta sobre essa matéria”, aproveitando a CIRA, nesse documento, por elencar as despesas de toda a comitiva.

O assunto também foi abordado na abertura da Feira de Março, no passado dia 25, onde Ribau Esteves, tendo por base aquela foto nas areias do deserto, acabou por responder com pedras, que segundo o próprio, é preciso remover.

“Nós só temos de ter a opção de vida, a energia e solidariedade de todos para ir removendo as pedras, das mais leves às mais pesadas, seja uma pandemia, seja uma guerra, seja aqueles que de entre nós são vítima de atentados de má língua e de atentados de caráter de forma banal, mas massiva, só porque querem disponibilizar-se para servir os outros; tudo isso devem ser as pedras do caminho que nos relembram que há caminho, que é a vida, e que há força e aposta renovada para tirarmos as pedras do caminho”.

Visita à Expo Dubai

A fotografia em causa foi tirada no contexto de uma viagem efetuada por uUma comitiva da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro ao Dubai, em visita de trabalho à Expo Dubai, entre 20 e 22 de março.

No dia 20 de março, recebeu especial atenção o Pavilhão de Portugal, onde o grupo de autarcas da CIRA foi recebido pelo Diretor do Pavilhão, tendo os 11 presidentes de Câmara assinado o livro de honra do Pavilhão de Portugal. De forma organizada, foram visitados os Pavilhões da Alemanha, Arábia Saudita, Kazaquistão, Suécia, Suíça, entre vários outros.

Foi realizada uma reunião com o Embaixador de Portugal nos Emiratos Árabes Unidos (EAU), no dia 21 em Abu Dhabi, tendo como temas principais a cooperação institucional entre Portugal e os EAU e as oportunidades de negócio para as empresas da Região de Aveiro e de Portugal.

Uma visita muito relevante foi ao Centro Espacial do Dubai, no dia 22, uma entidade com um caráter diferenciador, que concebeu, produziu, lançou e gere satélites, entre outras atividades ligadas ao espaço e ao apoio à gestão do território, e que tem uma política de trabalho em cooperação aberta ao mundo, tendo sido referenciadas oportunidades para a Universidade de Aveiro e para empresas da Região de Aveiro de várias áreas nomeadamente das TICE e da robótica.

A dimensão multicultural do Dubai e dos EAU é uma marca distintiva que a delegação da CIRA fez questão de conhecer, com vários dos contactos realizados, em especial no dia 22 no “Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding”, que promove a história das gentes que vivem no Dubai e as culturas das suas múltiplas proveniências, num equilíbrio de convivência pacífica e contributiva para a riqueza cultural do Emirato e para a estratégia de promoção turística.