Assinar


Anadia // Sociedade  

Educação é mote de conferência em Anadia

A iniciativa tem como público-alvo estudantes, professores, educadores, encarregados de educação, profissionais de educação, autarcas, empresários e demais interessados.

O Cineteatro de Anadia vai acolher, no próximo dia 20 de maio, a conferência “Melhor Escola, Melhor Futuro”, alusiva ao tema “Educação | Formação | Empreendedorismo”.

Nesta ação, que vai decorrer entre as 9h e as 16h30, serão partilhados conceitos, desafiantes e inspiradores, que servirão de incentivo para realizar mudanças e melhorias ao nível da Educação.

A conferência está dividida em três painéis, com vários oradores, que abordarão um conjunto de temas relacionados com o sistema de ensino e a escola.

Durante a manhã serão analisados os seguintes temas: “Hoje, é tempo de futuro. O fardo da burocracia escolar visto do lado de fora”, por João Paiva (Universidade do Porto), “A importância das boas perguntas”, por Marco Silva (Fundação Salesianos) e “Utopia em Educação”, por David Rodrigues (Conselho Nacional de Educação).

“Ensino presencial, híbrido e à distância: desafios educativos para professores e alunos”, por Susana Gonçalves (Instituto Politécnico de Coimbra) e “Os caminhos da Educação pós-pandemia”, por Júlio Pedrosa (Instituto Universitário de Lisboa) são os temas em debate durante a parte da tarde.

A iniciativa tem como público-alvo estudantes, professores, educadores, encarregados de educação, profissionais de educação, autarcas, empresários e demais interessados.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. A conferência é organizada pelo Município de Anadia, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Anadia, Colégio Nossa Senhora da Assunção (Famalicão), Colégio Salesianos de Mogofores e Escola Profissional de Anadia.

Programa

9h – Acreditação.

9h30 – Sessão de abertura com Teresa Cardoso (presidente da Câmara Municipal de Anadia) e representante do Ministério de Educação.

PAINEL I

10h/10h45 – “Hoje, é tempo de futuro. O fardo da burocracia escolar visto do lado de fora”. Orador: João Paiva (Universidade do Porto). Moderador: Aníbal Marques (Agrupamento de Escolas de Anadia).

10h45 – Pausa para café.

PAINEL II

11h/12h – “A importância das boas perguntas”. Orador: Marco Silva (Fundação Salesianos). Moderadora: Rita Soares (Antena1 Coimbra).

12h/12h45 – “Utopia em Educação”. Orador: David Rodrigues (Conselho Nacional de Educação).

13h/14h30 – Pausa para almoço.

PAINEL III

14h30/15h30 – “Ensino presencial, híbrido e à distância: desafios educativos para professores e alunos”. Oradora: Susana Gonçalves (Instituto Politécnico de Coimbra). Moderadoras: Joana Silva e Sofia Paula (Escola Profissional de Anadia).

15h30/16h15 – “Os caminhos da Educação pós-pandemia”. Orador: Júlio Pedrosa (Instituto Universitário de Lisboa).

16h30 – Encerramento.