Assinar


Cantanhede // Sociedade  

Quatro praias e piscina natural de Ançã com “Qualidade de Ouro”

Estatuto é atribuído pela Quercus às praias que apresentaram água excelente nas quatro últimas épocas balneares.

O concelho de Cantanhede viu renovada a classificação de “Qualidade de Ouro 2022” a quatro praias marítimas e fluviais e à piscina natural de Ançã, estatuto atribuído pela Quercus às que apresentaram água excelente nas quatro últimas épocas balneares (2017 a 2020). É esse o caso das praias marítimas da Tocha e do Palheirão, ambas na freguesia da Tocha, das praias fluviais dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, e das Sete Fontes, na freguesia de Ourentã, e da piscina natural de Ançã, todas elas reconhecidas pela observância dos mais elevados padrões exigidos na avaliação das zonas balneares.

No que diz respeito à Praia da Tocha, a atribuição da “Qualidade de Ouro 2022” vem reforçar a garantia da qualidade que lhe é amplamente reconhecida, o que de resto é comprovado pelo facto de ostentar, mais uma vez em 2022, e desde há 32 anos consecutivos, a Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, segurança e bem-estar, entre outros aspetos.

Os dois galardões serão hasteados amanhã, dia 22 de junho, pelas 11h, na Avenida Dr. Silva Pereira, atestando assim o integral cumprimento das exigências que estão na base das distinções.

Também a Praia do Palheirão renova em 2022 o estatuto de Praia Dourada. Situada a alguns quilómetros a norte da Praia da Tocha, esta praia estende-se por vários quilómetros de areais intactos.

Entre as praias fluviais distinguidas, a dos Olhos da Fervença acentua o estatuto de exceção que lhe é conferido pelas nascentes, os famosos “olhos de água” com particularidades invulgares e únicas, integradas numa zona natural que todos os anos atrai uma significativa afluência de visitantes.

Também a praia fluvial das Sete Fontes volta a receber este ano o galardão, o que significa que a qualidade da água cumpre com os mais rigorosos requisitos impostos pela Quercus. Situada na freguesia de Ourentã, a praia é alimentada pelos caudais das nascentes que lhe dão o nome e está integrada num parque que possui várias estruturas de apoio.

Já a piscina natural de Ançã, situada bem no centro da vila histórica, é alimentada pelo frio caudal da Fonte de Ançã e está em funcionamento durante todo o verão, contando com um nadador-salvador durante a época balnear.