Assinar


Mealhada // Sociedade  

Faleceu a mealhadense fundadora da Associação de Hipertensão Pulmonar

Maria João Saraiva teve um papel preponderante na luta pelos direitos dos doentes de hipertensão pulmonar. Faleceu com esta doença, aos 57 anos.

Faleceu a fundadora e presidente da Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP), Maria João Canas Saraiva. Natural da Mealhada, morreu aos 57 anos, na sequência da situação clínica que há décadas a afetava.

Maria João Saraiva teve um papel preponderante na luta pelos direitos dos doentes de hipertensão pulmonar e na construção dos alicerces que sustentam a APHP, fazendo da associação a sua casa e dos doentes a sua família.

Para além de presidente da APHP, Maria João Saraiva era licenciada em História da Arte e durante cerca de três décadas foi professora da Escola Profissional Vasconcellos Lebre. É filha do antigo presidente dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, Mário Saraiva, e da professora Maria das Dores Saraiva.

As cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, terça-feira, 20 de setembro, a partir das 16h, na Igreja da Mealhada.

Apoio aos doentes com hipertensão pulmonar

Apesar da situação debilitante a que a doença – Hipertensão Pulmonar – a submetia, a sua força e vontade de viver fizeram com que Maria João Saraiva fundasse a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar, no sentido de apoiar os doentes e defender a satisfação das suas necessidades.

Em Portugal, existem cerca de 300 pessoas diagnosticadas com HP, uma doença rara, progressiva e altamente incapacitante, sendo que os especialistas acreditam que este número seja superior ao registado. O subdiagnóstico leva a que muitos doentes levem anos a ser identificados e a iniciar o tratamento atempadamente.

Em maio passado, a propósito do Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar (HP), a presidente da APHP anunciava uma campanha de sensibilização para esta patologia, com duas vertentes: educativa – dirigida a doentes, familiares e cuidadores, e desportiva – destinada à população geral.