Assinar


Anadia // Sociedade  

Município de Anadia celebra protocolo para plantação de árvores

Numa primeira fase, serão plantadas árvores nos espaços verdes que se encontram dentro do perímetro da Escola Básica e Secundária de Anadia, envolvendo a comunidade escolar.

O Município de Anadia celebrou, na quarta-feira, 17 de maio, um protocolo tripartido com o Agrupamento de Escolas de Anadia e a empresa Master Natura, com o intuito de dinamizar o projeto de plantação de árvores “Plantar no presente, garantir o futuro”.

O projeto, no âmbito da Educação Ambiental, visa a reflorestação de espaços, a reposição de árvores, bem como o aumento do número de árvores em parques verdes e zonas de lazer nas escolas do Agrupamento de Escolas de Anadia, promovendo, assim, o respeito pela biodiversidade, o incremento do conhecimento, da consciencialização e consequente responsabilização individual ao nível do Património Natural e Ambiental, fortalecendo o movimento de cidadania ativa.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Teresa Cardoso, agradeceu o desafio lançado pelo Agrupamento de Escolas e pela empresa Master Natura, realçando que, “desde a primeira hora, aceitámos participar neste projeto”, uma vez que “está em consonância com as políticas que o Município de Anadia tem vindo a implementar, ao longo dos últimos anos, no que respeita ao ambiente e à educação ambiental no sentido de ter mais zonas verdes e arborizadas”. A autarca sublinhou que “este projeto vem assim complementar as diversas iniciativas que se encontram em curso”.

Teresa Cardoso deixou ainda um apelo a todos os alunos do Agrupamento “para que cuidem das plantações que se vão fazendo, bem como dos espaços públicos que cabe a cada um de nós, no exercício da cidadania, respeitar e proteger”.

Numa primeira fase, serão plantadas árvores nos espaços verdes que se encontram dentro do perímetro da Escola Básica e Secundária de Anadia, envolvendo a comunidade escolar, bem como parceiros privados e públicos, designadamente do Município de Anadia.

De referir que, de acordo com o protocolo, a autarquia irá assumir, entre outras obrigações, as ações de plantação, a manutenção e a poda das árvores.