Assinar
Anadia // Sangalhos // Sociedade  

Município de Anadia quer construir 23 fogos em Sangalhos

Neste terreno, pertencente ao município, está prevista a criação de cinco lotes afetos à construção de edifícios de habitação coletiva.

A freguesia de Sangalhos, mais concretamente, a Rua da Costa da Igreja, irá receber um empreendimento habitacional com 21 fogos, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

O executivo deliberou, por unanimidade, na última reunião, avançar com a proposta que dá início à operação de loteamento de iniciativa municipal que prevê a criação de um novo arruamento, desde a Rua Costa da Igreja, que “rasga” o terreno a meio permitindo a criação de duas frentes urbanas de construção.

Neste momento, decorre o período de discussão pública da Proposta de Loteamento.

O terreno, com cerca de 9 mil metros quadrados, pertence ao município e neste local o município prevê a criação de cinco lotes afetos à construção de edifícios de habitação coletiva com uma cércea máxima de dois pisos, acima da cota de soleira, permitindo enquadrar nestes lotes os 21 fogos (7 T1; 3 T2; 5 T3 e 6 T4) a construir futuramente. A proposta prevê ainda a construção de 60 lugares de estacionamento.

Acrescente-se que estes fogos vão somar-se a outros 16 em construção na Quinta do Rangel, em Ancas.

De referir que da atualização realizada à Estratégia Local de Habitação verifica-se um aumento do número de agregados que vivem em situação indigna. Segundo esta atualização, em junho de 2020 estavam sinalizados 83 agregados/167 indivíduos e agora foram identificados 106 agregados a que correspondem 225 pessoas. Perante estes novos números, a atualização da ELH de Anadia propõe a construção de um total de 37 fogos (os 21 de Sangalhos mais os 16 de Ancas), bem como a reabilitação de imóveis municipais para 15 agregados, num investimento estimado superior a cinco milhões e meio de euros.