Assinar


Bairrada // Região  

Bairrada tem cinco dos 25 municípios do Centro mais amigos da longevidade

Os galardões foram entregue numa cerimónia que decorreu no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo.

Águeda, Anadia, Cantanhede, Oliveira do Bairro e Vagos fazem parte dos 25 municípios distinguidos no passado dia 20 pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), por oferecerem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo.

Dos 25 municípios distinguidos, nove são da Região de Aveiro, seis das Beiras e Serra da Estrela, cinco da Região de Coimbra, dois da Região de Leiria, um do Oeste, um de Viseu Dão Lafões e um da Beira Baixa.
A CCDR Centro desenvolveu um trabalho de identificação destes territórios, com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para o desenvolvimento e aplicação da metodologia, que permitiu distingui-los como os mais amigos da Longevidade, na Região Centro.

Estes territórios foram apurados através de duas componentes: uma mais estrutural alicerçada em indicadores estatísticos e outra mais conjuntural que tem como fonte as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.

Os galardões foram entregue numa cerimónia que decorreu no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo. A iniciativa contou ainda com apresentação do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável e uma mesa-redonda sobre oportunidades de financiamento disponíveis para esta área temática.