Assinar
Oliveira do Bairro

Oliveira do Bairro: Agrupamento de Escolas unido pela Paz

O Dia Internacional da Não Violência e da Paz na Escola (30 de janeiro) foi assinalado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro com uma semana de atividades. Do pré-escolar ao ensino secundário, todos os alunos, professores e educadores se envolveram. “Este ano, houve inclusive uma atividade dirigida aos pais, uma sessão sobre cyberbulling, para a qual foi convidado um especialista na área, Tito Morais”, disse ao JB a Mediadora de conflitos e responsável por esta semana de atividades, Mafalda Branco.
No pré-escolar e 1.º ciclo, foi feita leitura de histórias, escreveram-se poemas, fizeram-se trabalhos lúdicos sobre a paz, nomeadamente desenhos e murais.
Com o 2.º e 3.º ciclo, realizou-se uma largada de pombas logo na segunda-feira, com poesia e música. Na terça-feira, houve um Flash Mob, “Dançar pela Paz”, realizado em simultâneo na EB 2/3 Dr. Acácio de Azevedo e na Escola Secundária. A mesma atividade realizou-se em Oiã, na EB 2/3 Dr. Fernando Peixinho, no dia seguinte.
Na quinta e na sexta-feira foram divulgadas as faixas com frases e ilustrações relativas ao tema da Paz, feitas por cada turma e realizada uma cerimónia, em que todas as turmas entregaram o “seu” símbolo da Paz, e em troca levaram uma árvore, para cuidar até ao fim do 2.º período. “Nessa altura, será feita uma ação de reflorestação no concelho”, adianta Mafalda Branco.

Ler mais na edição impressa ou digital