Ingredientes:
BASE
2 paus de canela
200 g de bolachas tipo maria de chocolate
50 g de açúcar
60 g de manteiga
RECHEIO
5 folhas de gelatina incolor
1 lata de leite condensado
0,5 dl de leite
200 g de queijo ricota
1 limão grande (raspa e sumo)
2,5 dl de natas frias
2 c. (sopa) de açúcar
COBERTURA
500 g de morangos congelados
150 g de açúcar
Preparação:
Para a base, esmague as bolachas.
Misture com o açúcar e a manteiga, amassando bem até obter um preparado homogéneo. Coloque um aro com 18 cm de diâmetro sobre um prato de servir e preencha o fundo com o preparado anterior, calcando bem. Reserve no frio.
Entretanto, prepare o recheio, demolhando as folhas de gelatina em água fria, por dois minutos.
Escorra-as e leve-as ao lume, em banho-maria, mexendo sempre até derreterem.
À parte, misture o leite condensado com o leite comum e o queijo ricota. Incorpore a raspa e o sumo do limão e incorpore a gelatina derretida. Bata as natas em neve e, aos poucos, adicione o açúcar batendo sempre até ficarem bem firmes. Envolva-as no preparado anterior e verta no aro, sobre a base. Leve ao frio, até solidificar bem. Para desenformar, passe uma faca de ponta a toda a volta, pelo interior do aro e elimine-o.
Para a cobertura, leve os morangos ao lume juntamente com o açúcar e os paus de canela, durante cerca de dez minutos. Retire do calor, deixe arrefecer bem e verta sobre o cheesecake.
Reserve no frio, até ao momento de servir.