Assine já


Anadia // Desporto // Futebol  

Anadia homenageia António Oliveira “Toni” pelos 80 anos

O Município promove, a 17 de outubro, uma homenagem ao antigo internacional português, treinador e dirigente desportivo, natural de Mogofores.

O Município de Anadia vai homenagear António Oliveira “Toni”, no próximo dia 17 de outubro, por ocasião dos seus 80 anos, numa iniciativa que pretende reconhecer publicamente o percurso de uma das figuras de referência do futebol português e, simultaneamente, celebrar a ligação profunda do antigo jogador, treinador e dirigente à sua terra natal.

Natural de Mogofores, Anadia, Toni completa 80 anos no dia 14 de outubro. Três dias depois, a sua terra natal será palco de uma homenagem que pretende reunir familiares, amigos, antigos companheiros de equipa, dirigentes desportivos, representantes institucionais e a comunidade local, num momento de reconhecimento e celebração de um percurso que levou o nome de Anadia e da Bairrada aos mais altos patamares do futebol nacional e internacional.

Para o presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, “é uma honra e um privilégio para Anadia ter um conterrâneo como o Toni, um futebolista notável, e um ser humano incrível”, acrescentando que “esta homenagem é uma forma de reconhecermos não apenas o percurso extraordinário que construiu no futebol, mas também a pessoa e a ligação profunda que sempre manteve às suas origens”.

Ao longo de uma carreira de várias décadas, António Oliveira, iniciou-se no Anadia Futebol Clube e destacou-se enquanto atleta, treinador e dirigente, estando o auge do seu percurso, particularmente ligado a instituições de referência do futebol português, com destaque para o Sport Lisboa e Benfica, a Associação Académica de Coimbra e a Federação Portuguesa de Futebol, bem como à Seleção Nacional.

Mais do que recordar títulos, jogos ou momentos de glória, o Município de Anadia pretende homenagear a pessoa, o percurso e a ligação de Toni às suas origens. Uma ligação que permanece presente na vida do homenageado e que é simbolizada por uma expressão que o próprio utiliza frequentemente: “Nunca esqueço as minhas origens”.

Programa comemorativo

O programa da homenagem tem início, precisamente, em Mogofores, terra onde nasceu. A União de Freguesias de Arcos e Mogofores vai dar o nome de António Oliveira a um novo espaço. A partir das 11h, terá lugar a receção aos convidados no atual Parque das Merendas, junto à residência de Toni.

No âmbito da intervenção de requalificação em curso, o atual Parque das Merendas, em Mogofores, será oficialmente denominado “Parque António Oliveira – Toni”, perpetuando neste espaço público a ligação do homenageado à terra onde nasceu e onde mantém profundas raízes.

O novo parque contará também com uma peça escultórica dedicada a António Oliveira “Toni”, concebida como elemento de homenagem e de memória, procurando eternizar no território a figura e o percurso de um dos mais ilustres conterrâneos de Anadia.

A segunda parte da homenagem decorrerá no Pavilhão dos Desportos de Anadia, onde terá lugar um almoço de homenagem a António Oliveira “Toni”.

O encontro contará com diversas intervenções representativas das diferentes etapas e dimensões do percurso desportivo de Toni.

A iniciativa permitirá, assim, segundo nota da autarquia, reunir em Anadia algumas das principais instituições que fizeram parte da história desportiva de Toni, estabelecendo uma ponte entre Mogofores, a sua terra natal, os clubes que marcaram a sua carreira e o futebol português.

Estando previsto a participação da Federação Portuguesa de Futebol, Sport Lisboa e Benfica, Académica de Coimbra – OAF e Anadia Futebol Clube, entre outras organizações regionais e nacionais.