Assinar

Hugo Ramos

Secretário Geral Adjunto da JSD Águeda

A Cultura e o Desporto como pilares unificadores da juventude em Águeda

No espetro do desenvolvimento humano e social temos dois pontos primordiais que andam de mão dada com a educação e que, de certa forma, quase sempre a complementam. É certo que a formação académica que recebemos, seja ela de um nível mais elementar ou mais avançado, desempenha um papel da maior importância no desenvolvimento das nossas capacidades intelectuais e enquanto membros de uma sociedade. Mas tão importante como isso, é termos a capacidade de interpretar essa sociedade e de nos inserirmos na mesma. E isso, na minha opinião, é algo que só o meio em que vivemos e que nos envolve nos pode oferecer.

A Cultura é, provavelmente, um dos fatores mais relevantes naquele que é o resgate dos valores de uma sociedade. É, nesse sentido, através dela que conseguimos conhecer, promover e preservar esses valores, desde a sua origem até aos dias de hoje.

Neste contexto é, por isso, de extrema importância a criação de espaços onde possamos, não só, promover a cultura de um povo, mas onde também possamos trabalhar questões de cidadania.

Numa era de globalização, é, cada vez mais, fácil termos conhecimento daquilo que surge e se passa lá fora. Isso acaba por provocar uma desvalorização daquelas que são as pedras basilares que seguram e fundam a nossa sociedade como ela é.

Atualmente, o concelho de Águeda é considerado um dos mais culturalmente ricos por este país à beira-mar plantado. Para isso contribui, de sobremaneira, o papel desempenhado por eventos como o AgitÁgueda e por instituições como a d’Orfeu, o Rancho Folclórico ou até as bandas/orquestras filarmónicas pelo concelho espalhadas. Instituições estas que, muitas vezes, vivem de laços familiares e que, por isso, são fundamentais na transmissão de valores ao longo das gerações.

Por outro lado, também o Desporto é considerado um dos grandes pilares naquele que é o desenvolvimento humano dos jovens.

São já conhecidos e reconhecidos os benefícios, a nível físico, do desporto e, enquanto futuro profissional de saúde, creio que nunca é demais reiterar isso. No entanto, nem só a isso se deve a importância deste pilar social.

Muitas vezes poderá ser menosprezado e visto como uma forma de atividade de tempos livres para os jovens. No entanto, o Desporto e a prática desportiva assumem-se como espaços privilegiados para a criação de laços entre jovens bem como para a inclusão e partilha de sentimentos. É, também por isso, uma forma de transmitir valores como a amizade, o respeito, a cooperação e a justiça, valores esses basilares na construção de uma sociedade moderna.

Um exemplo de que Desporto e Cultura, no nosso concelho, andam de mãos dadas, é o reconhecimento de Águeda como a “Capital das Duas Rodas” devido à forte indústria motorizada que se instaurou no concelho durante o século XX. Atualmente, muito por conta disso, somos aposta para eventos desportivos de grande importância como os Campeonatos Mundiais de Motocross e somos, até, sede de uma equipa profissional de ciclismo.
Posto isto, termino com a ideia de que Cultura e Desporto são importantíssimos, não só para a manutenção das características da nossa sociedade ao longo das gerações, como também para o próprio sentimento de pertença ao concelho. No fundo, todos somos Águeda e devemos valorizar e honrar o que é nosso.