A respeito do recente anúncio “Ministro [da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes] defende pastorícia para prevenção dos incêndios rurais”…*
Sobre este capítulo e porque nascemos atrás das cabras e em finais do mês de agosto de 2017 – já lá vão 8 anos – neste semanário e sob o título “Os Incêndios, os Incendiários e a Justiça”, escrevemos o que nos ia na alma, quanto ao horror que se tinha vivido, no tocante aos incêndios que existiram e que hoje, ano após ano, continuaram com menor ou maior intensidade. Veja-se este ano! Demos “receitas” para acabar com os incêndios ou mitigá-los e dissemos também que as “receitas” não eram minimamente aproveitadas por quem de direito. Não nos enganámos.
Hoje, finalmente, quem nos governa e pela notícia supra-referida, parece que “acordaram” e se o fizerem “com cabeça, tronco e membros”, estamos certos que os incêndios a existir serão aniquilados quase na sua totalidade, pois há sempre exceções. Contudo, as exceções podem ser resolvidas com uma boa frota aérea devidamente posicionada e que já há longos anos devia estar ativo. Os nossos bombeiros, que são os heróis, sacrificando os seus corpos e por vezes perdendo as suas vidas, fazem o que podem, pois não é fácil percorrer as nossas serras e matas, por caminhos que não existem.
“Semeie-se” as nossas florestas e serras com milhares e milhares de cabras e os incêndios acabam e a nossa economia aumentará significativamente, pois são milhões de quilos de boa carne e de leite que se produzem. Acrescente-se que muita carne de cabrito e de cabra, esta para fazer a famosa Chanfana, é importada! Para mais não nos alongarmos, pedimos ao Ministro da Agricultura José Manuel Fernandes que “arregace as mangas”, ponha a burocracia de parte e com os seus pares, aumente a dotação para o número necessário a uma rápida execução do projeto, iniciando já, se possível, no decorrer do presente ano, não o deixando arrastar no tempo! Se precisar de ajuda, aconselhamos, entre outros, um contacto com o ex-Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, Nuno Silva Marques, coordenador operacional dos fogos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e ainda a Junta de Freguesia de Fátima, que em julho de 2008, já defendiam o pastoreio com cabras. Jaime Marta Soares é também um bom elemento, pelos seus conhecimentos vastos. Se houver boa vontade, os incêndios acabam e o nosso país fica mais enriquecido.
- O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defende a pastorícia extensiva como uma medida de prevenção dos incêndios rurais, propondo projetos-piloto com apoio de 30 milhões de euros do Fundo Ambiental para tal finalidade. A medida visa não só a proteção da paisagem através do controlo do material vegetal, mas também o reforço da coesão territorial e do desenvolvimento local, criando valor a partir de produtos como carne e leite.