Assinar

Miguel Goulão

Gestor de Marketing

Ingénuos, como eu

Lembram-se quando dizíamos que, depois da pandemia, íamos ficar com um mundo mais solidário e mais unido? Pois é, fomos demasiado ingénuos, infelizmente. Essa profecia poderá agora ser arquivada na gaveta, juntamente com várias outras sobre o fim do mundo (algumas com dia e hora marcados!).

Por falar em previsões apocalípticas sobre a extinção da humanidade, fico contente por perceber que quem as faz tem tanto jeito para acertar como tem o Fernando Santos para escolher a forma de jogar da seleção nacional ou como eu para escolher os números do Euromilhões.

Voltando ao tema sobre o estado do mundo pós-pandemia, temos de admitir: pouco ou nada aprendemos sobre solidariedade e o mundo até ficou pior. Trocámos uma pandemia por uma guerra, sendo que parece que estamos à mercê de um autocrata russo com um ego ainda maior que o de dois conhecidos Gustavos juntos: o Gustavo Santos e o Gustavo Carona. O mundo realmente está tão pior que até o “Big Brother” voltou em força, desta vez com a versão “Famosos”. O “Big Brother” é tão massacrante que acaba por ser mais chato que uma pandemia, sendo que vai já na sua 13.ª variante! Na semana passada fui ver quem eram os concorrentes desta última edição e acabei por ter de “googlar” os nomes para ver quem eram… e o pior é que apenas encontrei alguns dos concorrentes na 3.ª página dos resultados de pesquisa! É mais fácil identificar e escrever de forma correta os nomes dos assessores do presidente Ucraniano Volodymyr Zelensky, do que saber quem é a Tanya ou o Pedro Pico.

Entretanto, esta guerra entre Rússia e Ucrânia quase parece que veio terminar a pandemia de forma oficial. Já repararam que as televisões deixaram de fazer vários diretos por dia dos centros de vacinação e que os números de infetados e de mortos com covid deixaram de passar insistentemente nos rodapés dos noticiários? De facto, a pandemia ainda não terminou, no entanto, fica agora mais fácil de entender como a sua gravidade era exacerbada por alguns órgãos de Comunicação Social. De todas as formas e apesar de não ter terminado, parece que a pandemia está agora mais controlada e ainda bem! É que, por incompetência de quem nos governa, o Tribunal Constitucional teve de mandar adiar a formação do novo Governo… e é claro que ficamos todos mais descansados por continuar a enfrentar uma pandemia e uma guerra na Europa de consequências imprevisíveis sem ter sequer um novo Governo devidamente formado… enfim!

Vamos esperar que tudo corra pelo melhor e que a guerra e a pandemia terminem rapidamente. E o Big Brother, claro.