Assinar

Miguel Goulão

Gestor de Marketing

Janeiro não tem só 31 dias

Tipicamente, janeiro é um mês difícil. Além de parecer ter 52 dias e fazer frio, é um mês de ressaca depois de termos tido o Natal e a festa de passagem de ano, onde comemos demasiado, bebemos bastante e gastámos muito dinheiro. Assim, além de pobres, ficámos gordos ao ponto da roupa que recebemos no Natal já não nos servir.

Desconfio então que seja por isso que esta é considerada a melhor altura do ano para surgirem as clássicas resoluções. Parece mesmo que acreditamos que o novo ano traz consigo uma força especial que nos vai ajudar a deixar de fumar, a emagrecer ou até a arranjar um trabalho melhor. E mesmo tendo em consideração que no primeiro dia do ano vale tudo e que, obviamente, esse dia ainda não conta para as nossas resoluções, ficamos logo arrumados ao saber que, por volta do meio-dia de dia 3, já quebrámos cerca de duas promessas que tínhamos feito… mas animemo-nos: ainda vamos claramente a tempo de cumprir as promessas para 2023!

Desta vez, muitos de nós entraram no ano novo positivos demais, isto é, infetados com Covid-19, no entanto, isso era já esperado, dado o enorme número de testes que estamos a fazer em Portugal. Neste momento, a DGS parece a minha professora de matemática do liceu: de cada vez que a turma se portava mal, a senhora resolvia fazer um teste surpresa. Houve até semanas em que nos fez 3 e 4 testes, tendo como resultados uma percentagem de positivas parecida com a que temos nos testes Covid nestes dias: cerca de 10%.

Na verdade, nunca liguei muito à passagem de ano, no entanto, este ano resolvi entrar em 2022 da melhor forma possível: vesti a minha roupa mais confortável, juntei a minha família e fiz uma festa privada onde as bebidas eram em regime de bar aberto e a comida era boa e caseira – em resumo, vesti o pijama e fiquei em casa com a minha mulher e filhos. Foi um serão ótimo em que aproveitei para ver a contagem decrescente pela televisão e reparei que as 00:00 chegaram em diferentes alturas nos vários canais. Pior: ouvi alguns foguetes na rua uns minutos antes e outros uns minutos depois da meia-noite, pelo que tive a clara sensação que entrei umas 4 ou 5 vezes em 2022!

Desta forma, o meu maior desejo para 2022 é que se coordenem os relógios e que fevereiro chegue rapidamente.