Assinar

Miguel Goulão

Gestor de Marketing

#SomosTodosEspecialistas

Já repararam que, cada vez que a atualidade traz um novo tema, todos ficamos automaticamente especialistas nesse assunto?

Quando há eleições ou crises políticas, viramos logo politólogos. Quando há uma epidemia, transformamo-nos em epidemiologistas de referência. Até quando um vulcão entra em erupção, tal como entrou há duas semanas o Cumbre Vieja em La Palma, sacamos logo dos nossos melhores conhecimentos e experiência em vulcões – sendo que, depois de vermos uma reportagem de 2 minutos sobre o tema e lermos três linhas na Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, achamos logo que somos vulcanólogos, com um pós-doutoramento sobre os malefícios da libertação dos gases vulcânicos na atmosfera. Agora a sério, reparem numa coisa: é ótimo andarmos informados e termos a nossa opinião, mas acreditem: há pessoas que estudaram anos e anos esses temas e são capazes de saber mais do que nós!

Sobre política, muitos só têm mesmo a experiência da eleição do delegado de turma no 6.º ano; sobre epidemias, só mesmo aquela vez quando a nossa bisavó nos contou algumas histórias sobre como foi a gripe espanhola por cá. Já sobre vulcões, lamento informar, mas naquela viagem aos Açores, quando foram às Furnas, o fumo era mesmo do cozido e não um vulcão a entrar em erupção.

Depois há também muitos Youtubers que se dizem “especialistas”! Esses então acham que são peritos em Forex e até fazem venda de cursos (!!), no entanto, parece que a única perícia que se lhes conhece é a de serem uns fanfarrões especialistas em burlas. Ah, e já agora aproveito para vos dar duas más notícias: aquela vez que ganharam no “Cluedo” não vos torna inspetores da Polícia Judiciária e muito menos fazer uns bons ovos mexidos vos dá equivalência a Chef.

Eu também já cheguei a achar-me especialista informático, mas depois percebi que qualquer miúdo de 10 anos percebe mais do que eu e, provavelmente, ainda tem um canal Youtube onde mostra como resolve, em poucos minutos, os problemas que eu demorei dias a solucionar.

O mais incrível é que agora até acho que sou cronista, só porque escrevo umas coisas por aqui!