Assinar


Atletismo // Desporto  

ADERCUS/RECER vice-campeã nacional

A equipa de atletismo da Serena, de Oliveira do Bairro, subiu pela 4.ª vez ao pódio do Campeonato Nacional de Corta-mato Curto como equipa vice-campeã nacional. Em 2006, em Vagos, conseguiu alcançar pela primeira vez a proeza, tendo na altura relegado para a 3.ª posição a Juventude Operária de Mote Abrão. Em 2008, em Porto de Mós, voltou a repetir a proeza, superando a equipa da Açoreana Seguros e o ano passado repetiu a classificação, tendo batido a formação do Futebol Clube do Porto. No sábado, somou mais um lugar de prata, tendo o Sporting Clube de Braga sido a equipa campeã, ininterruptamente, desde 2006.
A Quinta do Ega de Vagos voltou a ser palco pela segunda vez dos campeonatos nacionais de corta-mato curto, disputado na distância de 4000m. Conjuntamente, tiveram lugar, no início da jornada, os campeonatos nacionais de corta-mato escolar, seguindo-se a versão curta absoluta da Federação Portuguesa de Atletismo e da Federação de Desporto Universitário, tendo encerrado o evento o campeonato de veteranos.
Uma semana após ter subido ao pódio nas Açoteias, na versão longa de 8000m no 3.º lugar, a formação feminina da ADERCUS apresentou-se reforçada com duas atletas juniores. A disputa adivinhava-se entre as quatro equipas mais fortes presentes, SC Braga, ADERCUS, FC Porto e FC Vizela.
Numa prova disputada em 4 voltas ao percurso, à entrada para a última volta, a diferença entre a equipa de Braga e a ADERCUS era apenas de 5 pontos, mas o último quilómetro ditou uma diferença natural entre ambas as equipas. O SC Braga alcançou mais uma vitória, com 32 pontos, seguindo-se a ADERCUS em 2.º lugar, com 54 pontos, FC Vizela em 3.º, com 77 pontos, que relegando o FC Porto para o 4.º lugar.
Para mais um êxito da equipa bairradina contribuíram as atletas Carla Martinho, 5.ª classificada, Solange Jesus, 13.ª; Elisabete Pereira, 17.ª; Márcia Martins, 19.ª; Débora Santo, 22.ª e Susana Rosa 25.ª.
O pódio individual feminino teve como vencedora a atleta Dulce Félix (SC Braga), seguida de Anália Rosa (Maratona CP), 2.ª classificada, e de Sandra Teixeira (SC Portugal), 3.ª.
No sector masculino, o campeão nacional foi Rui Silva (Sporting CP), seguido de Ricardo Ribas (Conforlimpa), 2.º classificado, e de Mário Teixeira (Sporting CP), 3.º. Colectivamente, o Sporting foi a equipa campeã com 22 pontos, seguida do Maia AC com 38 pontos e o NA Joane foi a 3.ª equipa com 50 pontos.
Na prova de veteranos femininos, a ADERCUS voltou a ter uma atleta no pódio, que foi Ilda Martins. Rosa Oliveira (AM Vermoim) foi a campeã nacional, seguida de Carla Machado (UD Várzea), 2.ª classificada e Ilda Martins (ADERCUS) recebeu a medalha de bronze. Ilda, que repetiu o lugar do ano passado do campeonato da Figueira da Foz, recebeu ainda a distinção de vencedora do sub-escalão de veteranos 2.