Assinar
Anadia

Anadia: Livros e jogos tradicionais em debate na Biblioteca

“Tradição lúdica e património cultural na escola” foi o tema da iniciativa levada a cabo pelo município de Anadia, que decorreu na Biblioteca Municipal na quarta-feira, dia 31. A importância dos livros e o papel dos jogos e brinquedos populares na acção educativa foram os dois assuntos focados.
O primeiro painel, da responsabilidade do professor Rui Veloso, teve como mote “o livro para as crianças”. O papel que tem no desenvolvimento das crianças, e a importância dos rituais que trazem magia aos momentos de leitura, como a Hora do Conto, foram duas questões abordadas.
A “função educativa dos brinquedos populares” foi o assunto focado no segundo painel, apresentado pelo professor João Amado. Temática que “vem ao encontro de algumas iniciativas que estão a ser desenvolvidas nas escolas que aderiram ao projecto Brincar para Aprender”, explicou Ângelo Santos, responsável pela área de Educação da Câmara Municipal de Anadia.
O objectivo passa por “fazer com que as crianças ocupem o tempo que passam no recreio com actividades mais adequadas, sendo também uma tentativa de controlar as questões de indisciplina”.
Jogos tradicionais que, antigamente, faziam parte das brincadeiras das crianças, como a macaca e a apanhada, vão ser recuperados e jogados nas escolas do concelho.

Rita de Freitas Gomes
ana.rita@jb.pt