Assinar
Anadia

Cooperativa de Anadia aposta na formação

A Cooperativa Agrícola de Anadia tem vindo a apostar fortemente na Formação Profissional. Quem o garante é Manuela Ferreira, presidente da direcção da Cooperativa anadiense.
Em parceria com a Confagri (Confederação Nacional das Federações Cooperativas Agrícolas de Portugal) tem desenvolvido cursos na área da vinha, viticultura, poda da vinha, produção integrada e aplicação de produtos fitofarmacêuticos.
Segundo revela, a experiência começou no ano de 2005, e tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos.

Cursos. De facto, são os Cursos de Aplicação de Fitofarmacêuticos que estão na ordem do dia, sendo muito procurados pelos agricultores. Tal facto deve-se à legislação que entrou em vigor em 2005 e que determina que até 31 de Dezembro de 2010, os agricultores, para poderem manusear e aplicar pesticidas, devam dispor de certificado de frequência com aproveitamento do Curso de Formação de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, encontrando-se isentos os aplicadores com idade superior a 53 anos de idade à data da publicação do referido diploma (21/10/2005).
Este diploma estabelece também a obrigatoriedade de efectuar a recolha das embalagens vazias de pesticidas e entregá-las num centro de recepção autorizado, como por exemplo no estabelecimento de produtos fitofarmacêuticos da Cooperativa, onde pode encontrar um técnico que lhe dará todos os aconselhamentos sobre os produtos a utilizar para determinada cultura.
Inscrições abertas. Encontram-se abertas, na Cooperativa, inscrições para frequentar o curso de formação.
Com o intuito de dar resposta às elevadas inscrições de modo a que todos possam adquirir esta formação, a Cooperativa tem agendado um plano de formação que contempla uma grande quantidade destes cursos já a começar brevemente.
Os cursos são financiados pelo Estado e cada curso é composto por 50h de formação teórica e prática, sendo ministrados por técnicos credenciados. O objectivo dos cursos é o de preparar os agricultores, dando conhecimentos teóricos e práticos sobre a aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, de forma a reduzir os perigos e os riscos para a saúde e o ambiente.
Os produtos fitofarmacêuticos são substâncias ou preparações utilizadas para proteger as plantas do ataque de doenças, pragas e infestantes, mas podem ser perigosos se forem usados de forma errada.
Manuela Ferreira, salienta que se tem notado uma grande sensibilização por parte dos agricultores para a utilização segura de pesticidas, levando assim à preservação do ambiente e de todos os produtos que chegam ao consumidor final.