Assinar
Anadia // Bairrada  

Obras dotam mercado de Vilarinho de melhores condições

Com obra de fundo a decorrer há já algumas semanas, a Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro está empenhada em dotar o mercado local de melhores condições, quer para comerciantes, quer para os visitantes.
A zona de peixaria e talho está de cara lavada. Todo o edifício, que integra 14 lojas, foi pintado e os espaços disponíveis (três), convertidos em peixaria.
“Essas lojas que estavam vagas foram adaptadas e devidamente arranjadas para que possam alojar a venda de peixe”, revelou o autarca Mário Heleno, frisando ainda que, agora, a peixaria responde a todas as exigências sanitárias da ASAE.
Até aqui, a venda de peixe funcionava a céu aberto e as condições sanitárias não eram as melhores. Nos espaços disponibilizados, há cerca de um mês, pela autarquia, a venda de peixe faz-se cumprindo todas as normas de higiene e saúde alimentar.

Nova zona para pastelaria. Mas a obra de fundo prende-se com o espaço que vai ser disponibilizado para a venda de pastelaria. Feita até aqui igualmente a céu aberto, vai passar a ter um espaço próprio, devidamente vedada e coberta.
A obra avança a bom ritmo e deverá albergar cinco a seis bancas de 90 centímetros cada. “A pastelaria encontrava-se também à venda a céu aberto. Achamos que com este espaço os comerciantes ficam melhor instalados, com outras condições, como aconteceu com os peixeiros”, diz Mário Heleno, reconhecendo que se tratavam de obras muito necessárias e que vêm dar uma outra dignidade ao mercado.
“Trata-se de um investimento integralmente suportado pela Junta de Freguesia”, avança, sublinhando ainda que o espaço vai ser revestido a azulejo e depois vedado. Em volta terá um passeio e o todo o espaço terá acesso a água da rede e electricidade.

Peixaria e talho abertos à semana. Ainda não passa de uma intenção mas, no futuro, a população da freguesia poderá ter à sua disposição, durante a semana (o mercado realiza-se ao domingo), talhos, peixarias e frutarias.
A ideia, sugerida à Junta por alguns comerciantes, será analisada em próxima Assembleia de Freguesia. Para Mário Heleno, trata-se de um benefício para a população.
De sublinhar ainda que, no âmbito destes melhoramentos, a autarquia construiu um armazém onde guarda ferramentas, máquinas e equipamento vário.

CC