Recortes.pt Leia no Recortes.pt

Museu do Vinho Bairrada inaugura exposições temporárias

Museu do Vinho Bairrada inaugura exposições temporárias

“Golden Ages – Tributo ao Vinho” é o tema das novas exposições temporárias que vão ser inauguradas no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, no próximo sábado, dia 10 de Julho, pelas 16h.
São cinco artistas plásticos de renome internacional (mestre Cruzeiro Seixas, Ana Cristina Leite, Duarte Vitória, escultor Manuel Patinha e Sobral Centeno) que agora expõem em Anadia.
Intitulada “Golden Ages – tributo ao vinho com cinco brindes a ouro pela Bairrada”, a mostra estará patente até ao dia 20 de Novembro.
Pedro Dias, director do Museu anadiense, diz que “este título pretende dar ênfase ao facto de reunirmos, de uma só vez, cinco artistas plásticos que representam o que de melhor se faz em cada uma das suas gerações”.
Mestre Cruzeiro Seixas, Ana Cristina Leite, Duarte Vitória, escultor Manuel Patinha e Sobral Centeno fazem parte do que de melhor se faz nas artes plásticas, tendo marcado fortemente os percursos estilísticos e plásticos de diversas gerações. Cinco nomes de inegável qualidade.
Novidade, também ,o facto do Museu do Vinho apresentar obras do mestre Seixas e de Manuel Patinha feitas em conjunto e que nunca antes foram expostas publicamente. Obras raras em dimensões pouco usuais – 4 óleos de enorme beleza e de elevada carga pictórica, onde a mestria destes dois autores se fundiu – resultando em algo verdadeiramente impressionante.
Para Pedro Dias, a presença de Manuel Patinha (Espanha) vem no seguimento da consolidação e internacionalização do Museu do Vinho Bairrada e da região. Pretendemos dar visibilidade à Bairrada junto do país vizinho, atraindo a Anadia o potencial turístico dos milhares de galegos”.
“Os pintores Sobral Centeno e Ana Cristina Leite são actualmente das maiores referências plásticas do abstracto e do figurativo da arte contemporânea nacional, tendo representado Portugal em inúmeras exposições e eventos internacionais”, diz Pedro Dias, acrescentando que Duarte Vitória é um dos pintores da nova geração que mais se tem destacado na mostra de arte contemporânea. “O seu estilo figurativo não deixa ninguém alheio à espectacularidade dos seus trabalhos e à sua linguagem de cariz hiper-realista eminentemente figurativa”.
Golden Ages é indubitavelmente a mostra de cinco artistas plásticos de grande qualidade, com cinco exposições de carácter individual em torno de um desafio comum – criar algo de raiz específico para este espaço museológico no seguimento do que outros autores têm vindo a realizar desde 2003, em Anadia.
“A nossa homenagem à figura e à mestria de Cruzeiro Seixas, a presença dos consagrados Sobral Centeno e Ana Cristina Leite, em conjunto com a mostra de um dos maiores nomes da arte em Espanha, e a mostra de um jovem emergente”, são a aposta para este novo ciclo de exposições temporárias no Museu do Vinho Bairrada.
Diferentes gerações de ouro, presentes num projecto comum de tributo ao Vinho e à Bairrada e que conta desde já com a aceitação para a feitura do texto do catálogo, de um dos mais destacados escritores portugueses da actualidade, valter hugo mãe, vencedor, em 2007, do Prémio Literário José Saramago, em 2009.

CC

Deixe um comentário



Blogues recomendados


Anadia sem Gente

Parabéns CID
Na Última Hora, a TSF esteve, esta noite, com o cantor José Cid, no Edif …


Quiosque das Letras

Aeróbica reuniu cerca de 80 pessoas no Pavilhão Municipal do Luso

Actividade foi promovida pela Câmara Municipal da Mealhada A iniciativa Ae …


Notícias de Bustos

BUSTOS – PARQUE (da Junta de Freguesia) E POLIDESPORTIVO (da Câmara Municipal) com novo visual para o "18 de Fevereiro"
O Polidesportivo de Bustos ‘oficialmente’ inaugurado em 2.03.2000, apó …


Leiam a imagem

COIMBRA_13º Workshop “Fotojornalista por um dia+” 11 FEV. ’12
COIMBRA será, pela 3ª vez, região a “cobrir” por Ana Jesus Ribeiro ( …


Praça do Município

Governo altera Documento Verde e salva a Freguesia de Bustos
Uma pequena alteração num dos quadros do Documento Verde da Reforma Admin …




Pergunta da semana

Concorda que os trabalhadores assíduos percam os três dias de férias suplementares a que tinham direito?

View Results

Loading ... Loading ...