Assinar


Águeda // Bairrada // Cantanhede  

Águeda e Cantanhede premiadas por apoiar famílias

As Câmaras Municipais de Águeda e Cantanhede foram distinguidas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, por terem desenvolvido uma política de apoio à família e ajuda às mais numerosas, anunciou fonte daquele organismo.
“Autarquia + familiarmente responsável” é o nome do projecto desenvolvido pelo Observatório e que este ano celebra a sua segunda edição, visando “distinguir os municípios que conseguem reunir um melhor resultado global de apoio às famílias”.
“As autarquias premiadas foram aquelas que conseguiram reunir um maior conjunto de boas práticas em várias áreas relacionadas com a família, o que as faz estar mais à frente das outras”, disse à agência Lusa Ana Cid Gonçalves, do Observatório.
As autarquias de Águeda e Cantanhede receberam, ontem, o prémio que foi entregue na quarta-feira na Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra.
João Moura, presidente da Câmara de Cantanhede, diz estar satisfeito pela obtenção deste prémio, em dois anos seguidos, o que “nos deixa a sensação de que estamos a ter neste domínio uma política social consequente, traduzida em benefícios para as famílias que mais precisam”.
Para o presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, “a autarquia entendeu que a adesão ao projecto constituía um desafio e uma oportunidade de melhorar a sua política de apoio às famílias, já que era um momento de reflexão sobre as práticas adoptadas e de definição de novas linhas de intervenção futuras”.
A selecção foi feita com base em diversos critérios, entre os quais o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social.
“Além de realizarem diversas iniciativas, as câmaras mostraram um enorme esforço na conciliação do trabalho e da família, não só para os munícipes mas também para os próprios trabalhadores das autarquias”, sustentou a responsável.
O Observatório conta, actualmente, com a participação de 80 autarquias, mais duas do que o ano passado, factor importante para Ana Cid Gonçalves, que realçou o “cada vez maior interesse e preocupação dos municípios nesta área”.