Assinar
Bairrada // Mealhada  

Buçaco: 2500 pessoas abraçaram a Mata

O empenho e entusiasmo tomaram, no último domingo, conta da Mata Nacional do Buçaco. O dia foi memorável, até porque vários municípios, instituições e entidades da região Centro marcaram presença na iniciativa “Abrace o Buçaco”, cumprindo um dos objectivos da organização: reaproximar a população daquela que já é considerada uma das “Maravilha de Portugal”.
Cerca de 2.500 pessoas não faltaram à chamada da Fundação Mata do Buçaco para abraçar, literalmente, a Mata Nacional do Buçaco. Apesar de o objectivo das cinco mil pessoas não ter sido cumprido, a organização da iniciativa não podia estar mais satisfeita com o empenho de toda a região, que se traduziu na presença de várias instituições.
Outros dos objectivos do “Abrace o Buçaco” era apelar ao voto na Mata Nacional do Buçaco para que esta seja eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Só no domingo, dia 5, foram contabilizados 2.675 votos, revelando a união de toda a região em torno da Mata Nacional e a vontade de a tornar numa das 7 Maravilhas.

Tarde bateu recorde de visitas. Para além do “Abrace o Buçaco”, o dia ficou ainda marcado pela missa campal, nas Portas de Coimbra, à qual assistiram dezenas de pessoas, e pelas actividades desportivas (ginástica, caminhada e aeróbica), organizadas pela Câmara Municipal de Mealhada, que dinamizaram a tarde na Mata.
O dia foi também memorável, pois (e apesar das entradas terem sido gratuitas até às 14h) as entradas contabilizadas das 14 às 20h bateram todos os recordes, o que demonstra o crescente interesse dos turistas e da população pela Mata Nacional do Buçaco.
A Fundação Mata do Buçaco, em jeito de balanço, agradece não só ao Governo Civil de Aveiro, de Coimbra e Viseu, bem como aos munícipios que não deixaram de estar presentes na iniciativa: Mealhada, Penacova, Mortágua, Ílhavo, Santa Comba Dão, Águeda e Anadia, toda a dedicação demonstrada.
Também as várias juntas de freguesia do concelho de Mealhada e concelhos limítrofes, bombeiros voluntários de Mealhada, Pampilhosa e Penacova e associações locais abraçaram esta iniciativa, não poupando esforços para divulgar a acção.