Assinar


Aveiro // Região  

Semana sem carros é processo esgotado em Aveiro

A Câmara de Aveiro, que fez parte do primeiro lote de autarquias que aderiu há dez anos ao então Dia Europeu Sem Carros, rejeita agora participar na iniciativa, considerando que se trata de “um processo que se encontrava esgotado”.

Segundo o vereador do Trânsito, Carlos Santos, a experiência isolada do Dia Europeu Sem Carros causava “enorme perturbação e não se conseguia a mobilização das pessoas que era a mais desejada”.

Para o ano, a autarquia admite voltar a integrar a iniciativa, que está inserida na Semana da Mobilidade, mas só depois de “repensar a acção”.

“Se calhar é um conceito que deve ser repensado mesmo a nível da União Europeia”, admitiu o responsável da autarquia que, apesar deste desencanto, tem investido em acções integras da Semana da Mobilidade.

Exemplo disso foi o que se passou na segunda feira com uma avaliação pedonal (walking audit) sobre o que está bem e o que precisa de ser corrigido na cidade. A acção também se inscreveu num programa europeu de 13 países e no qual Aveiro representa Portugal.

O município faz ainda parte de um projecto de mobilidade em bicicleta e na quarta feira, decorrerá a inauguração do primeiro posto de carregamento de veículos eléctricos, no estacionamento do Rossio, informou o vereador.

Aveiro foi das cidades que se associou às primeiras iniciativas europeias da mobilidade, há dez anos.