Assinar


Bairrada // Vagos  

Águas da Região investe 16 milhões de euros no município de Vagos

A Águas da Região de Aveiro (AdRA) vai investir 16,3 milhões de euros no concelho de Vagos até 2015, na expansão e remodelação das redes de abastecimento de água e de saneamento, anunciou ontem a empresa.

Atualmente, segundo o presidente do conselho de administração da AdRA, Manuel Fernandes Thomaz, a empresa tem já em curso ou asseguradas obras neste concelho no valor de 6,9 milhões de euros.

A informação foi avançada durante a cerimónia de assinatura do acordo de cedência de posição contratual entre a autarquia e a AdRA relativamente à empreitada de drenagem de águas residuais e pluviais da zona sul de Vagos.

A empreitada, que deve estar concluída em três anos, prevê um investimento de 4,5 milhões de euros, dos quais 1,86 milhões dizem respeito às redes de águas pluviais e são assegurados pela câmara.

Manuel Fernandes Thomaz sublinhou a importância deste momento, justificando que se trata do “primeiro conjunto de obras de dimensão assinalável que estão a ser executadas no âmbito do plano de investimentos que a AdRA se comprometeu a executar”.

Com as empreitadas em curso, a taxa de cobertura da rede de saneamento no concelho de Vagos passará dos atuais 42 por cento para cerca de 60 por cento.

Desde maio, a AdRA passou a garantir a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas nos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.

O concelho de Ovar, que também solicitou a integração na AdRA, já é acionista da empresa, mas o arranque da operação neste município só acontecerá a 01 de janeiro de 2011.

A empresa, com um capital social de 17,5 milhões de euros (15 milhões em 2010 e 2,5 milhões em 2012), terá a validade de 50 anos, estando previstos investimentos de 437 milhões de euros, entre novas infraestruturas e renovação e beneficiação das redes, com recurso a fundos comunitários.