Assinar
Anadia // Bairrada  

Autarquia repudia encerramento parcial da Extensão de Saúde

A Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Monsarros, no concelho de Anadia, vai pedir uma audiência com Ana Oliveira, directora do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga 1.
A decisão foi tomada no passado dia 10, na sequência de uma Assembleia de Freguesia extraordinária, que discutiu o “fecho parcial da Extensão de Saúde” da freguesia.
A Assembleia deliberou ainda, por unanimidade, repudiar “a falta de sensibilização para com as necessidades da população”, bem como a “falta de informação para com os organismos autárquicos locais (Assembleia e Junta de Freguesia)”.
Por outro lado, aquele órgão “repudia o abuso de poder face a um espaço cedido graciosamente e pertença da Freguesia”, bem como a “falta de respeito para com os utentes, na sua maioria idosos com problemas de saúde graves e com parcos rendimentos, provenientes na sua maioria de pensões rurais”.
O encerramento parcial daquela Extensão de Saúde é uma decisão que, segundo a autarquia, afecta gravemente uma povoação sem alternativa ao nível de transportes públicos, que lhe permita deslocar-se a Anadia, em caso de necessidade.
“Exigimos, conforme prevê o artigo 64.º da “Constituição da República Portuguesa”, diálogo; respeito; médico e enfermeiro que responda às necessidades da população; cumprimento dos deveres do Estado”, refere a deliberação da Assembleia de Freguesia, onde é igualmente garantido que a autarquia está disponível para manter a cedência dos espaços físicos adequados ao bom funcionamento dos serviços de Saúde, assim como apoiar outra solução alternativa à situação actual.
A Extensão de Saúde de Vila Nova de Monsarros serve cerca de dois mil utentes, mas, desde o passado dia 2 de Novembro, tem um novo horário (funciona às quartas-feiras de manhã e quintas-feiras de tarde). Uma situação que provocou o descontentamento geral da população que, fora deste horário, se vê obrigada a recorrer ao Centro de Saúde de Anadia.
“A Extensão de Saúde abria diariamente e era uma mais valia para a população”, adianta o autarca de V.N.Monsarros, António Duarte, preocupado com a reestruturação em curso nos Cuidados de Saúde Primários. “Isto não passa de um prenúncio de um encerramento definitivo”, adiantou, concluindo que a situação “penaliza gravemente a população local, em grande número idosa e sem recursos para se deslocar a Anadia”.
António Duarte diz que “é uma grande perda na qualidade de vida da população”, sendo certo que a “maioria dos utentes vai “fugir” para Anadia, por forma a continuar inscrito com a mesma médica de família que passou de V.N.Monsarros para o Centro de Saúde” da sede do concelho.

Catarina Cerca