Assinar


Atletismo // Desporto  

Quatro medalhas ao mais alto nível nacional para a ADREP

Soraia Ruas, Jorge Batista e Tiago Ferreira, todos atletas da ADREP/Elite Club, conquistaram quatro medalhas ao mais alto nível nacional, num só fim-de-semana. Os dois primeiros averbaram ouro e prata, no Campeonato Nacional de Sub-23, em Pombal, enquanto o terceiro atleta palhacense conquistou a medalha de bronze no Triatlo Técnico Nacional, disputado em Alpiarça, competição na qual alinhou pela Selecção de Aveiro.
A equipa da Palhaça esteve em particular destaque, num dos mais competitivos campeonatos nacionais, que reúne os melhores atletas portugueses com menos de 23 anos nas mais diversas disciplinas.
Duas semanas depois de ter conquistado o título máximo, na sua categoria (juniores), Soraia Ruas bisou, com nova subida ao lugar mais alto do pódio, desta feita no escalão acima, novamente no Lançamento do Peso. A decisão final foi disputada até ao último ensaio, num aceso duelo, entre a atleta bairradina e a sportinguista, Irina Rodrigues, tida como a principal candidata ao ouro.
Em jornada dupla, Jorge Batista também esteve no pódio, e logo por duas vezes. No sábado, o atleta surpreendeu, com o título de vice-campeão nacional, na prova de 400m, distância na qual não é especialista.
Já na manhã de domingo, o atleta voltou a conquistar a medalha de prata, desta feita nos 800m. Uma incaracterística e extremamente táctica corrida, decidida com um ataque surpresa de Miguel Moreira (Benfica), que apanhou os mais fortes candidatos desprevenidos, ao ponto de, praticamente, os afastar da luta pela vitória.
Já na manhã de sábado, Tiago Ferreira teve a sua estreia absoluta num pódio nacional. O atleta bairradino foi o escolhido para representar o distrito de Aveiro no Triatlo Técnico Nacional: 60m Barreiras; Lançamento do Peso e Salto em Altura.
O facto de ser um dos mais jovens da sua categoria (juvenis), não o impediu de se afirmar, entre os representantes dos 18 distritos e 2 regiões autónomas de Portugal. O atleta pulverizou os seus recordes pessoais na corrida de barreiras (9s03) e na prova de lançamento do peso (14,60m). Saltou 1,62m na prova de altura, e asseguraria a medalha de bronze. No global, somou 1984 pontos e ficou a escassos 30 da medalha de prata.

Seis medalhas distritais. Num fim-de-semana muito movimentado a nível competitivo, a equipa da Palhaça também esteve em destaque em dois campeonatos distritais. No sábado, em Lourosa, Augusto Cardoso sagrou-se campeão distrital de marcha atlética com um novo recorde distrital. Já no domingo, na Serena, Sara Barreto conquistou a medalha de ouro, no campeonato distrital de corta-mato, para juniores.
Em Lourosa, para além do título alcançado pelo seu colega de equipa, destacou-se ainda Sandra Leitão, em seniores femininos, com o título de vice-campeã.
Já na Serena, Jéssica Pires secundou Sara Barreto, em juniores, e foi medalhada de prata. Igual classificação alcançou Ana Pinto, na corrida de Sub-23. Ainda neste campeonato, Mário Amorim foi 3.º classificado, em juniores masculinos.
Entre os mais jovens, destaque para o segundo pódio consecutivo alcançado por uma das emergentes promessas do atletismo palhacense: Carla Reis, 3.ª classificada, entre iniciadas.