Assinar


Atletismo // Desporto  

ADREP sagra-se Campeã de Portugal

A equipa feminina da ADREP/Elite Club (Palhaça) sagrou-se, este domingo, Campeã de Portugal. Um feito conseguido pela primeira vez, na história desta colectividade que, contra as melhores expectativas, subiu ao lugar mais alto do pódio, na prova rainha do atletismo português, disputada em Lisboa.
Até então, nunca a equipa da Palhaça estivera, sequer, representada num pódio disputado pelos melhores seniores de Portugal, tais como Naide Gomes, Nélson Évora, Arnaldo Abrantes, Rui Silva, entre outros grandes nomes do atletismo português, todos eles envolvidos na luta pelos principais títulos nacionais da temporada nas respectivas especialidades.
Um feito reforçado por ter sido, seguramente, uma das vitórias mais jovens de sempre na história destes campeonatos, conseguida por um quarteto com três juvenis (Daniela Urbano, Andreia Santos e Márcia Cardoso) e uma júnior de 1.º ano (Jéssica Pires). De resto, a mesma equipa que, semanas antes, provara ser a melhor “sénior” de sempre no distrito de Aveiro.
A corrida proporcionou uma boa disputa, até ao último percurso, com a equipa da Gira Sol (Coimbra), e numa fase inicial da prova, também com a Juventude Vidigalense (Leiria).
Com peças bastante mais jovens, nas suas fileiras, do que as suas adversárias, a ADREP jogou pelo seguro e limitou-se a controlar o ritmo na frente da corrida. Por lá se aguentou até à entrada da recta da meta, decidindo aí a vitória, com um ataque fatal, por parte de Márcia Cardoso.
Ainda durante estes campeonatos, Jorge Batista foi também medalhado, mas na corrida de 800m. O atleta da equipa da ADREP garantiu a 3.ª posição e ficou a menos de meio segundo, dos dois primeiros classificados. Ainda assim, conseguiu aquela que é a sua primeira medalha nacional no principal escalão do atletismo português.
Duas conquistas que encerram com chave de ouro aquela que foi a melhor temporada de sempre, da história do atletismo desta região, durante a qual a ADREP conseguiu 25 pódios nacionais, tendo estado representada, ao mais alto nível, em todas as categorias e disciplinas do atletismo português.