Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Champimóvel faz viagem ao corpo humano no Espaço Inovação

Oliveira do Bairro recebe, na primeira semana de Novembro, no Espaço Inovação, o projecto Champimóvel. Trata-se de um simulador móvel que, através da apresentação de um conteúdo interactivo em 4D, com cerca de 25 minutos, simula uma viagem através do corpo humano. A vinda do Champimóvel foi aprovada, por unanimidade, na última reunião de Câmara.
Desta forma, durante a semana de 2 a 6 de Novembro, a autarquia vai organizar e garantir a participação de cerca de mil alunos, dos 6.º e 9.º anos, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e do Instituto de Promoção Social de Bustos, nas mais de 50 sessões previstas.

Durante o fim-de-semana 7 e 8 do mesmo mês, o simulador ficará ao dispor de todos os interessados em fazer esta viagem.
O Champimóvel é uma acção da Fundação Champalimaud, gratuita, dirigida à população escolar de 2.º e 3.º ciclos, que, desde Abril de 2008, tem percorrido o país procurando despertar o interesse dos jovens estudantes pelos temas científicos e incentivar talentos nessa área.

Pretende ainda envolver activamente alunos e professores na acção, através de um conjunto de actividades que ultrapassem a apresentação do show, de maneira a manter o interesse dos jovens para a ciência.

O Champimóvel é um dos conceitos mais originais da ciência educativa e despertará a curiosidade científica em milhares de jovens. Como experiência tri-dimensional e interactiva, os estudantes imergem no funcionamento do corpo humano ao nível microscópico. A sua descoberta dos temas científicos subjacentes é feita de forma natural e agradável. Além disso, sendo uma exposição itinerante, o Champimóvel permite levar a ciência até às crianças, independentemente da área da sua escola ou de onde vivem.