Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Câmara, Junta e ACIB estudam reforço da segurança da ZI Oiã

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a Associação Comercial da Bairrada (ACIB) e a Junta de Freguesia de Oiã constituíram, no último trimestre de 2011, um grupo de trabalho para as questões de segurança, nomeadamente o reforço da segurança de bens, pessoas e empresas sediadas na Zona Industrial da Oiã.

Segundo Carlos Ferreira, vereador responsável pela implementação dos guardas-noturnos na cidade de Oliveira do Bairro, explicou que “uma das primeiras ações que este grupo definiu como prioritárias, para reforçar a segurança na zona industrial de Oiã, passa pela caracterização do espaço”. Assim, “a partir da próxima semana, técnicos da autarquia e da ACIB vão dedicar-se ao levantamento exaustivo de todas as unidades instaladas na zona industrial de Oiã, através do cadastro de cada unidade e/ou empresa e a realização de um inquérito, de resposta rápida, a todos os empresários”.

O autarca diz que “os objetivos desta abordagem passam por recolher informações muito concretas no que diz respeito à segurança das empresas e trabalhadores; fazer um levantamento das principais preocupações, factos ocorridos e auscultar a viabilidade de financiamento coletivo de um serviço de guarda-noturno”. Para a realização deste estudo, o grupo de trabalho espera a compreensão e a colaboração de todos os empresários, principais interessados no reforço da segurança naquela zona”, acrescenta.

O mesmo grupo agendou para o dia 8 de fevereiro, pelas 20h30, no auditório da Junta de Freguesia de Oiã, uma reunião para a qual, além do município, da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e do executivo da Junta de Freguesia, convidando os guardas-noturnos, com licença de atividade em vigor passada pelo município, e todos os empresários sedeados na freguesia.

“A ideia desta reunião é partilhar preocupações, a partir das conclusões do estudo elaborado a partir do cadastro e dos inquéritos, mas também avançar com contributos que possam reforçar a segurança de pessoas, bens e empresas que usufruem daquele perímetro industrializado”, acrescentou o vereador do pelouro.