Recortes.pt Leia no Recortes.pt

Categoria | Aveiro, Região

Linha de apoio a alunos universitários vai tirar dúvidas nos estudos

A Linha Universidade de Aveiro (LUA), um projetos de voluntariado de apoio emocional a estudantes, vai passar a ter uma valência pedagógica, disse Hélder Castanheira, administrador para a ação social da Universidade de Aveiro.

Este responsável, que coordena o projeto LUA, adiantou que o projeto vai avançar em regime experimental nas áreas de Comunicação e Matemática.

“Vamos ter a LUA em dois formatos: vai deixar de ser apenas uma linha de apoio para situações de desequilíbrio emocional, e permitir aos alunos colocar dúvidas sobre as matérias de estudo”, disse.

Segundo explicou, através dessa linha, com acesso telefónico e pela internet, são dadas “dicas” aos alunos por colegas seniores ou por docentes, sobre onde podem esclarecer uma dúvida que surja durante o estudo, ou como é que hão-de superar a dificuldade que encontram.

“Se a dúvida persistir são atendidos no dia seguinte por um professor ou por um colega de mestrado ou doutoramento, preparados para prestar essa informação. Toda essa informação vai para uma base eletrónica, o Wikilua, que fica como acervo de todo o material didático, que pode ser usado depois por alunos que estão a estudar essas mesmas matérias, ou por professores, como material didático”, adiantou.

A Linha Universidade de Aveiro foi criada para prestar apoio psicológico aos estudantes universitários 24 horas por dia e regista picos de procura em épocas de testes e exames.

O acompanhamento é feito por voluntários que receberam formação específica e encaminham os casos mais complexos para as consultas de psicologia, sendo os alunos atendidos no próprio dia ou no dia seguinte, no Centro de Saúde Universitário.

Pergunta da semana

Um estudo indica que mais de duas doses diárias de álcool por dia aceleram perda de memória. Qual o seu consumo habitual no dia a dia?

View Results

Loading ... Loading ...
Newsletter Powered By : XYZScripts.com