Recortes.pt Leia no Recortes.pt

Equitação Adaptada – 1.º Concurso da Bairrada

O 1.º Concurso de Equitação Adaptada da Bairrada, integrado na 5.ª Feira do Cavalo, realizou-se, na penúltima quinta-feira, dia 12.
Este foi um evento inédito na nossa região, tendo, nesta primeira edição, contado já com a presença de um total de mais de três dezenas de cavaleiros com necessidades especiais, provenientes de seis instituições do Distrito de Aveiro.
A organização do evento ficou a cargo do Evoluir – Centro de Apoio Educacional e Terapêutico e da Quinta da Azinhaga, em parceria com a Associação Equestre da Bairrada, que se assumiu como grande incentivadora da ideia, contando ainda com o apoio da Escola de Equitação.

Novos hábitos de inclusão. Após a bem sucedida participação da equipa Evoluir/Quinta da Azinhaga nas Olimpíadas de Equitação Adaptada de Ponte de Lima, Carlos Silva, do Evoluir, conta que “os responsáveis da sua equipa técnica ponderaram a possibilidade de realização de provas no âmbito desta modalidade, num recinto geograficamente mais próximo, considerando-se fundamental a igualdade de oportunidades de participação destes cavaleiros em eventos adaptados às suas características, daí a realização no Espaço Inovação, durante a Feira do Cavalo”.
Motivados pela vontade de trazer à nossa região novos hábitos de inclusão e valorização desta modalidade, e dispondo de muito pouco tempo para preparar toda a dinâmica do evento, Carlos Silva explica que “a organização optou este ano, por convidar apenas instituições locais”. “Constituídas as equipas, a maioria das instituições não hesitaram em responder positivamente ao convite que lhes foi endereçado”, refere.

Intercâmbio de experiências. “Mais do que resultados impecáveis e medalhas, esta experiência tinha como objetivo fundamental proporcionar aos cavaleiros um intercâmbio de experiências com participantes de outras escolas e a vivência de uma experiência de cariz competitivo, onde lhes é pedido, não que sejam os melhores, mas que deem o seu melhor”, acrescenta Carlos Silva, do Evoluir.
O Concurso foi constituído por provas de Volteio e Gincana, dividindo-se os participantes em grupos, consoante o seu escalão etário e grau de funcionalidade e de competências equestres.
O cartel de equipas participantes foi constituído por Evoluir/Quinta da Azinhaga, APPACDM Anadia/ Fisioclinica Marialva, Escola João Afonso de Aveiro, Escola das Barrocas, CERCIAG, e APPACDM Aveiro/Escola Equestre de Aveiro.
O responsável do Evoluir diz que, “acompanhados pelos respetivos técnicos, os cavaleiros tiveram prestações brilhantes do ponto de vista do empenho e da vontade de superar os obstáculos oferecidos pelas provas que prestaram”. “Estão de parabéns todos aqueles que aceitaram abraçar o desafio de integrar o primeiro leque de participantes deste evento inédito na região, que esperemos ter sido apenas o primeiro de muitos que darão a oportunidade a muitos cavaleiros de provar o seu valor”, acrescenta.

Pergunta da semana

Um estudo indica que mais de duas doses diárias de álcool por dia aceleram perda de memória. Qual o seu consumo habitual no dia a dia?

View Results

Loading ... Loading ...