Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Centro Escolar de Sangalhos concluído em 2014

Custa 1.905.880 euros, ocupará 2.575 m2 e estará concluído dentro de 15 meses. Falamos do futuro Centro Escolar de Sangalhos que vai ser construído num terreno junto ao Velódromo Nacional.
A apresentação do equipamento e a assinatura do auto de consignação da obra com o empreiteiro responsável – Socértima – teve lugar na última sexta-feira, no Velódromo Nacional, em Sangalhos.
Um evento que contou com a presença de elementos da vereação anadiense, presidente da Assembleia Municipal, membros da Junta de Freguesia de Sangalhos, vários autarcas, professores e educadores.
Este Centro Escolar seguirá a mesma linguagem arquitetónica dos restantes Centros Escolares em construção (Paredes do Bairro e Avelãs de Cima). Terá oito salas de aulas, uma sala de informática, três salas para o ensino pré-escolar, uma biblioteca, uma reprografia, uma sala polivalente, um refeitório e cozinha, sala de professores, sala de apoio a educadores, vários sanitários e parque infantil.
Aos presentes, o arquiteto responsável pelo projeto, Rui Rosmaninho explicou pormenores do edifício que será de piso térreo (rés-do-chão), com boa orientação solar e pátios interiores por forma a criar ambientes diferentes.
O equipamento que servirá o ensino pré-escolar e do 1.º ciclo da freguesia, dita, por certo, o encerramento das restantes escolas que ainda se vão mantendo em funções, mas permitirá condições de trabalho, conforto e aprendizagem únicas. O bom isolamento térmico e acústico, a fácil manutenção e a rentabilização de espaços de circulação são algumas das mais-valias do novo Centro Escolar, que deverá receber um máximo de 264 crianças.
Na oportunidade, o autarca António Floro destacaria que este projeto virá contribuir para o bem-estar da comunidade escolar, não deixando de destacar que são várias as obras de vulto em curso na freguesia: pavilhão do Sangalhos DC, remodelação e ampliação da ETAR, renovação da rede de água, rede viária, a que se soma o Velódromo Nacional, equipamento único no país.
Para o autarca Litério Marques, Sangalhos, “terra de gente muito reivindicativa”, está a usufruir de investimentos de que carecia há muito tempo, lamentando apenas que, devido a constrangimentos vários e ao contrário de outros Centros Escolares do concelho, este será feito sem apoio de fundos comunitários, ou seja, apenas recorrendo ao orçamento da Câmara Municipal.
“Esta obra será feita sem o apoio da tutela ou de qualquer organismo, mas é para a Câmara pagar, pois quando for embora, deixarei dinheiro cativo para que assim seja”, explicou, contrariando alguns rumores de que “o executivo está a fazer obras para outros pagarem ou a endividar o município.
“Poderia não fazer estas obras, alegando não ter dinheiro, uma vez que foram pensadas para Fundos Comunitários. Fazêmo-las porque temos dinheiro e não vamos endividar o município, uma vez que pagamos a pronto”, destacou.
Aos presentes explicou também que, com a conclusão deste equipamento, a velha Escola da Pista será um desafio para o Sangalhos DC, que ali terá à disposição um espaço desportivo onde poderá dedicar-se à formação desportiva. “Já a prometida e projetada posta de BMX permanece por agora uma incógnita, face à falta de comparticipações estatais para este tipo de equipamentos”, concluiu.

Catarina Cerca