Assinar


Atletismo // Desporto  

ADERCUS campeã distrital de Cross Curto

Disputou-se passado domingo de manhã, no Parque do Coteiro, de Mozelos, em Santa Maria da Feira, a edição de 2013 dos campeonatos distritais da Associação de Atletismo de Aveiro de corta-mato, na versão curta, tendo a ADERCUS revalidado o título distrital de seniores femininos. Individualmente, subiram ao pódio 6 atletas.
Englobado no mesmo evento, estiveram em disputa uma corrida extra, para juvenis masculinos e femininos, e os campeonatos distritais para os escalões de benjamins, infantis, iniciados e veteranos.
Na primeira prova em disputa, de juvenis, Daniel Moreira foi o primeiro dos atletas da ADERCUS a cortar a meta com uma vitória folgada sobre o segundo classificado, enquanto entre as femininas, Maria João Batista cortou a meta no 3.º lugar e Inês Silva foi a 6.ª.
Em infantis masculinos, Miguel Matos foi o vice-campeão, após ter realizado uma prova muito regular e sempre em crescendo, tendo conquistado lugares até à meta, tendo ficado a 3 segundos do vencedor. Nos femininos, Luana Ferreira foi a 15.ª e Ariana Ferreira 27.ª.
Nos iniciados femininos, disputou-se uma das provas mais emocionantes da manhã, com a disputa pela vitória entre Beatriz Rodrigues e uma atleta do ACR Vale de Cambra até à linha de meta, com alternância sucessiva do comando da corrida entre ambas e com os últimos metros de corrida em sprint. A atleta valecambrense sagrou-se campeã distrital, tendo a medalha de vice-campeã sido conquistada pela jovem bairradina, que na próxima época poderá ainda tentar subir ao lugar mais alto do pódio do escalão de iniciados. Correram também Sofia Bôrras 18.ª classificada, e Salomé Sousa 25.ª.
No campeonato do escalão mais jovem em disputa, que foi o de benjamins, Sofia Almeida confirmou a sua superioridade sobre a concorrência e foi uma vencedora destacada.
Nos veteranos masculinos, esteve também em prova José Fernando Silva, que cortou a meta do 25.º lugar.
Na corrida de seniores, a ADERCUS reuniu todas as atletas que irão participar no próximo domingo nos campeonato nacionais de estrada, a disputar em Lisboa, e revalidou o título distrital, tendo colocado as 4 atletas pontuáveis nos quatro primeiros lugares. Assim, na classificação individual, Sara Carvalho foi a campeã, seguida por Carla Martinho 2.ª, Joana Nunes 3.ª, e Elisabete Azevedo 4.ª. Estiveram ainda em competição Carina Marques 6.ª, Mónica Simões 9.ª, e Rute Silva 13.ª, que foi a 4ª classificada em Sub-23.
No passado sábado, à tarde, decorreu um torneio de pista de preparação, na pista de atletismo da Universidade de Aveiro, no qual a atleta benjamim Sofia Almeida correu a prova de 150m, tendo sido a vencedora, com a marca de 20,93seg, que ficou a escasso centésimos do recorde distrital do escalão maior de infantis, que é de 20,48seg.
Ana Catarina Rodrigues, atleta juvenil de primeira época, correu a prova de 200m, tendo sido a 4.ª classificada, com a marca de 30,00seg, e ao final da tarde, foi a 2.ª classificada dos 800m, com 2,46min.