Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Obras do Largo da Solcer embelezam Vila Verde

As obras de requalificação no denominado Largo da “Solcer”, na Alagôa, Vila Verde, efetuadas pela Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, estão concluídas.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, Márcio Oliveira, “a obra estava contemplada no Plano de Atividades para 2012 e mereceu um significativo esforço financeiro da parte da Junta de Freguesia, para que residentes e utilizadores possam desfrutar de um espaço mais digno, em melhores condições de segurança, esteticamente mais atrativo e para que o lugar de Vila Verde passe a ter aqui mais um bonito cartão de visita”.
Segundo o autarca, “as intervenções visaram dotar aquele espaço de melhores acessibilidades e condições para a permanência dos seus utilizadores, eliminando barreiras arquitetónicas, privilegiando a visibilidade e o espaço aberto”.

Motor da economia. Nesta obra, foi eliminado o tanque onde deveria funcionar um lago com repuxo de água (idêntico ao que se encontra em frente à biblioteca municipal). “Este tanque estava rodeado de sebes de jardim e no seu fundo estava a tubagem antiga, tornando-se esta estrutura um potencial perigo para quedas de pessoas”, explicou o presidente da Junta de Oliveira do Bairro.
Diz ainda ainda que no lugar do tanque, agora, “nasceu um espaço embelezado por cacos, desperdícios das indústrias cerâmicas, por forma a lembrar e homenagear todas aquelas empresas que na freguesia e no concelho têm sido um dos principais motores da economia e do emprego”.
Márcio Oliveira dá conta ainda “da eliminação do redondo maciço central, que oferecia a possibilidade das pessoas se poderem sentar, mas que não era utilizado para esse efeito e que se encontrava a obstruir a visibilidade geral do largo e constituía-se como a principal barreira arquitetónica deste largo. Assim, no seu lugar, nascerá um espaço ajardinado com um holofote que incidirá o seu foco de luz sobre o sobreiro, considerado uma árvore de grande mais-valia para este largo”.
Paralelamente foram ainda substituídas as árvores que ladeavam o largo, até porque algumas já se encontravam mortas, tendo sido plantadas nove oliveiras.