Assinar
Aveiro // Ílhavo // Região  

Rota do Bacalhau contribui para Obra da Criança

A 4.ª edição da Rota do Bacalhau, organizada pelo Rotary Club de Ílhavo e que se realiza este ano a 2 de junho, tem um caráter muito especial: contribuir para o lançamento da primeira pedra do novo edifício da Obra da Criança.

A Rota do Bacalhau é um evento solidário, iniciado em 2010, que surgiu tendo por base uma trilogia: uma ideia, um objetivo, uma maratona. A ideia foi implementada, o objetivo tem vindo a renovar-se continuamente – fruto da massiva adesão que ao longo dos anos não cessa de crescer, numa espetacular manifestação de solidariedade sem igual – a maratona cresceu, consolidou-se e é hoje uma referência a nível nacional.

“Podemos, seguramente, falar de sucesso, de um sucesso muito especial, um sucesso partilhado. Partilhado com os milhares de participantes, com as centenas de voluntários que graciosamente dão o melhor de si, com as dezenas de patrocinadores que não regateiam esforços, nem meios, para garantir os recursos necessários à organização do evento e, particularmente, com os grandes beneficiários desta grande festa de BTT, as crianças da Obra da Criança”, afirma Sérgio Ribau Esteves, presidente do Rotary Club de Ílhavo.

No ano transato, o número de inscritos excedeu em 30% o número de participantes. Não puderam participar todos. “Os recursos são, infelizmente, limitados. E mais não podemos exigir aos patrocinadores”, diz o presidente do Rotary Club de Ílhavo, que sempre procurou organizar este evento numa perspetiva win-win, estabelecendo relações e assumindo compromissos onde todos sentissem que, de facto, estavam a ganhar com a sua participação nesta grande festa do BTT nacional. Num crescendo de esforço, a RB foi ganhando expressão e dimensão.

As projeções, tendo em conta o volume de inscrições já registado, permite perspetivar um número de inscrições que, se não ultrapassar, será igual ou muito próximo ao do ano passado, o que, admite Sérgio Ribau Esteves, “nos coloca num dilema”. “Crescer muito mais é incomportável. No entanto, responder às expectativas e às solicitações não só é aconselhável como desejável”.

Mas o novo edifício da Obra da Criança configura um contexto dimensional de especial relevância, o que obriga a um esforço adicional. Por ser a 4.ª edição, o número de participantes vai este ano ser excecionalmente alargado para 1.111. “Estamos convictos que este esforço será a mais será comportável e assimilável pelos patrocinadores. Vamos, pois, em conjunto, em festa e harmonioso convívio, contribuir para a construção do novo edifício da Obra da Criança, proporcionando às crianças condições adequadas para o seu saudável desenvolvimento e integração social.”