Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Vereadores de Palmo e Meio aprovam propostas

Mais de 200 alunos do 4.º ano, da rede pública do concelho de Oliveira do Bairro, participaram, na penúltima segunda-feira, na iniciativa “Vereadores de Palmo e Meio”. Uma tarde onde as aulas foram substituídas pela reprodução de uma reunião de câmara, onde seis representantes, eleitos pelas escolas das seis freguesias do concelho, apresentaram propostas ao presidente da câmara.
Na grande maioria, as propostas apresentadas pelos vereadores versaram sobre as temáticas da solidariedade e do ambiente.
Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal, caracterizou a iniciativa como uma magnífica Reunião de Câmara, “pelo empenho e preparação dos participantes, pelas reações às perguntas que fui colocando de improviso, mas acima de tudo pelas propostas concretas que apresentaram e pelos valores subjacentes às mesmas”.
O autarca não regateou elogios aos alunos que participaram nesta iniciativa, que juntou cerca de 200 alunos do 4.º ano de todas as escolas do concelho no salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, agradecendo e dando os parabéns a todos os professores e técnicos envolvidos nesta que é já a 2.ª edição dos Vereadores de Palmo e Meio e terceira atividade que permite aos alunos conhecerem o funcionamento dos órgãos municipais, tendo já havido uma edição em que participaram na simulação de uma Assembleia Municipal, denominada “Deputados de Palmo e Meio”.
“Queremos construir o futuro com a participação cívica de todos, dos mais jovens aos mais adultos. Queremos ouvir as suas preocupações e sugestões, para trabalharmos em conjunto por um concelho que ofereça a todos mais qualidade de vida e, sobretudo, mais esperança”, afirmou Mário João Oliveira, ao fazer um balanço dessa iniciativa.
“Vereadores de Palmo e Meio” é mais uma das iniciativas dinamizadas pela Unidade para o Conhecimento e Coesão da Câmara Municipal, que resulta da estratégia definida no programa de atividades de enriquecimento curricular do 1.º ciclo do ensino básico, particularmente no que concerne aos temas “consciência social e ambiental” e “o concelho tem raízes”.