Assinar
Anadia // Bairrada // Mogofores  

Mogofores: Grande peregrinação ao Santuário, a 27 de outubro

À semelhança do que fez o fundador dos Salesianos, S. João Bosco no seu país de origem, Itália, assim foram fazendo os salesianos conforme se foram implantando nas diversas nações.
Mal puderam, levantaram um Santuário em honra de Nossa Senhora com o título de Auxiliadora. Em Portugal, tal aconteceu em Mogofores, no coração da Bairrada.
O Santuário de Mogofores foi inaugurado e sagrado a 25 de maio de 1963. Acaba, portanto, de comemorar o seu cinquentenário.
A partir desta efeméride, é intenção dos Salesianos, espalhar e potenciar ainda mais a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora em Portugal, tornando o seu Santuário um verdadeiro centro nacional de peregrinação.

Peregrinação. A grande peregrinação nacional realiza-se sempre no último domingo de outubro de cada ano.
Assim, no próximo dia 27 de outubro, esperam-se, em Mogofores, mais de mil peregrinos, vindos de fora da Bairrada, sobretudo daquelas zonas de Portugal onde há ou houve uma obra salesiana.
Para facilitar a estadia dos peregrinos, os Salesianos de Mogofores esperam poder contar, em breve, com a criação de um parque de estacionamento para cerca de 20 autocarros e 250 carros ligeiros, na proximidade do Santuário.
“Queremos, além disso, disponibilizar espaços desportivos e de lazer”, revela a JB o Padre José Fernandes, responsável máximo pelos Salesianos de Mogofores.
Uma publicação periódica chamada “Voz do Santuário”, em papel e online, informará de tudo o que for relevante para a vida do Santuário.
“Naturalmente que o motivo principal de todas as iniciativas em torno do Santuário é a evangelização. Não podemos, no entanto esquecer, que a afluência de peregrinos terá certamente repercussões positivas na economia local”, conclui.

Programa
10h – Acolhimento pelo Grupo ADMA do Santuário – procissão; Conferência – itinerário espiritual de Maria – Templo de Adoração
12h – Eucaristia (presid. Pe. Artur Pereira – Provincial) – Tomada de posse do novo CNSSCC
15h – Festa Mariana
16h – Intervalo
16h10 – Celebração de despedida e envio no Santuário