Assinar


Mealhada

Reclusos dão prémio à Fundação Mata do Buçaco

A Fundação Mata do Buçaco (FMB) foi a vencedora do Prémio Manuel António da Mota, através da candidatura sobre o trabalho desenvolvido pelos cidadãos reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra, na Mata Nacional do Buçaco. A decisão foi conhecida no passado domingo, no Porto, na Conferência “Portugal Cidadão”. A fundação vai agora receber um prémio pecuniário de 50 mil euros, como reconhecimento do seu trabalho naquela área.
Foi, sem dúvida, mais um marco importante e uma nova conquista para a entidade que gere a Mata do Buçaco e para a equipa liderada por António Jorge Franco, que em vésperas de deixar o cargo de presidente do Conselho de Administração da FMB, recebeu este galardão da 4.ª edição do Prémio Manuel António da Mota.
A candidatura – agora vencedora – da Fundação Mata do Buçaco baseou-se na integração de cidadãos que se encontram em situação social particularmente desfavorecida, designadamente os reclusos. Recorde-se que, tendo mostrado disponibilidade para colaborar na integração e ressocialização de cidadãos reclusos (atualmente perfazem um número de sete indivíduos), a Fundação Mata do Buçaco, em cooperação com a Direção-Geral dos Serviços Prisionais, providencia, desde 2010 até ao presente, trabalho no âmbito da manutenção, proteção, preservação e conservação do património natural e histórico-artístico.
Entre as instituições finalistas deste prémio estavam a Associação CAIS, Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade, Associação Rede de Universidades da Terceira Idade – RUTIS, Câmara Municipal de Odivelas, Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira, Fundação Odemira, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Startup X – Associação e Universidade de Aveiro.
JPT

(Leia a notícia completa na edição de 19 de dezembro de 2013)