Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Velódromo Nacional recebe Feira da Saúde, dias 17 e 18 maio

Nos próximos dias 17 e 18 de maio (sábado e domingo), o Centro de Alto Rendimento de Anadia /Velódromo Nacional, em Sangalhos, será palco de mais uma edição da Feira da Saúde, promovida pela Câmara Municipal de Anadia.
Nesta 3.ª edição, a feira sai do Pavilhão dos Desportos (em Anadia) “num gesto de descentralização”, mas porque o Velódromo “reúne excelentes condições para a realização de eventos desta natureza”, disse Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, na conferência de imprensa de apresentação da Feira.
Nestes dois dias, entre as 10h e as 18h, o certame procura reforçar a promoção da Saúde dos cidadãos, com aposta na divulgação de informação e no acesso a múltiplos rastreios e serviços oferecidos pelas 30 entidades participantes, nomeadamente, controlo da tensão arterial, da glicemia, do colesterol e do ácido úrico, cálculo do índice de massa corporal, cardio-stress, testes de visão, espirometrias, e avaliação da saturação de O2, entre outros.
O primeiro dia do certame irá terminar com uma mega-aula de ioga, a realizar no recinto de exposição, com início às 17h15. Já no dia 18 de maio irá decorrer, pelas 10h, mais uma sessão da atividade “Dos 8 aos 80, tudo se movimenta”, promovida pela Câmara Municipal. A autarquia será também responsável pela realização de aulas de jump e easy fit, e pela dinamização de atividades de promoção do livro e da leitura, no âmbito do projeto “Ler + dá Saúde”. Haverá ainda uma recolha de sangue, no sábado à tarde, pela ADASFES.
Paralelamente decorrerão, em gabinetes próprios, atividades e terapias tais como reiki, taças tibetanas, osteopatia, terapia sacro-craniana, audiometria, ecografia musculo-esquelética de tecidos moles, hipnoterapia, massagem, acupunctura, shiatsu, fisioterapia, método pold therapy, terapia da alma, pilates e ioga.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia revelou ainda a realização de workshops (saúde oral, nutrição, AVC, podologia) e exposições que vão decorrer em simultâneo, mas também o facto da Câmara Municipal disponibilizar circuitos de autocarro que vão partir das diversas freguesias do concelho rumo a Sangalhos. Os autocarros vão fazer a carreira e as paragens da Transdev, parando ainda junto às capelas dos lugares das várias freguesias, for forma a que todos os interessados possam visitar a feira. As saídas dos autocarros dos vários lugares serão feitas tendo em conta que o certame abre portas às 10h.
Para poder usufruir das terapias realizadas em gabinete próprio, o visitante terá de preencher uma ficha de inscrição, que se encontra disponível no site da Câmara Municipal de Anadia e nas Piscinas Municipais. Depois de preenchida, esta ficha deverá ser entregue no serviço de atendimento do edifício das Piscinas Municipais ou enviada para o correio electrónico piscinas.m.anadia@gmail.com.

Catarina Cerca