Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Simulacro testa meios de socorro de três corporações

Oliveira do Bairro, integrado nas comemorações do 40.º aniversário, realizaram, no domingo, um simulacro na antiga Cerâmica Barvel, situada na Murta, Oliveira do Bairro.
Os Bombeiros Voluntário de Oliveira do Bairro, Vagos e Albergaria-a-Velha efetuaram, no domingo à tarde, um simulacro que decorreu na antiga Cerâmica Barvel, com o objetivo de efetuarem um treino operacional e a interligação entre equipas de socorro.
O simulacro teve início pelas 15h, com uma explosão, seguida de incêndio industrial e, por fim, desabamento estrutural.
Segundo o Comandante da Corporação de Oliveira do Bairro, “este exercício, além de demonstrar as várias valências que os nossos bombeiros têm, permitiu trabalhar de forma integrada com outras corporações, nomeadamente Vagos e Albergaria-a-Velha, que fizeram parte ativa deste simulacro”.
Neste simulacro foi testada a capacidade de resposta, nomeadamente em caso de fogo urbano e industrial, escoramento e desobstrução, salvamento em altura e equipa cinotécnica no terreno.
Marco Maia refere ainda que é objetivo dos Bombeiros de Oliveira do Bairro fazerem um simulacro à escala distrital só na área de escoramento e desobstrução. “Trata-se de uma área em que apenas os nossos bombeiros, Vagos e Albergaria-a-Velha dispõem de equipas formadas, apesar de outras corporações terem elementos com formação”. “É ainda objetivo, futuro, formar uma equipa distrital que possa atuar a nível nacional e internacional”, referiu.