Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Confraria dos Rojões da Bairrada inaugura sede na Escola Primária

A Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha inaugurou, na última sexta-feira, a sua sede, ocupando uma das salas de aula da antiga Escola Primária de Oliveira do Bairro. A Confraria, fundada no dia 8 de fevereiro, passa, desta forma, a dispor de uma sede com localização privilegiada que, segundo Miguel Roque, presidente da Confraria, assume uma importância maior, já que por lá “passaram milhares de oliveirenses, aquando do seu percurso escolar”.
Miguel Roque recordou que “a génese desta nova Confraria dos Rojões da Bairrada aconteceu, precisamente há um ano, no dia 5 de setembro de 2013, na festa gastronómica do Leitão de Águeda, em que Joaquim Almeida, há longos anos ligado ao movimento confrádico, lançou a semente que foi devidamente acolhida e acarinhada pelo grupo de amigos Emília Abrantes, Carlos Pinheiro, Victor Pinto e Miguel Roque Bouça, todos moradores na Bairrada”. “Este grupo decidiu de imediato que iria avançar com a constituição da Confraria, assumindo que esta nova Associação Cultural teria de ser verdadeiramente abrangente de toda a região da Bairrada”, justificou, sublinhando que “a Confraria é da Bairrada e tem como objetivo preservar, promover e divulgar os genuínos rojões da Bairrada e toda a gastronomia e cultura gastronómica desta região”.

Apoio das câmaras. A finalizar, Miguel Roque agradeceu à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro todo o apoio dado, agradecendo ainda a todos os presentes, como foi o caso do presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, que fez questão em marcar presença. “Acompanho desde a primeira hora esta Confraria que presenta também o município de Vagos”, afirmou o autarca vaguense, explicando que o seu concelho tem quatro confrarias. “Deve ser o concelho do país com mais Confrarias por metro quadrado”, disse Silvério Regalado, agradecendo à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro a cedência das instalações, já que “é um bocado do município de Vagos que está aqui”.

Dinamismo. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, começou por referir a forte aposta que “temos feito no movimento associativo”, explicando que, durante os últimos cinco anos, o executivo tem dado “resposta cabal à carta escolar, daí que estas instalações tenham sido libertadas, após a entrada em funcionamento do polo escolar de Oliveira do Bairro. O primeiro Polo Escolar de muitos”.
Mário João Oliveira reconheceu o dinamismo da Confraria dos Rojões da Bairrada, que “se repete por todas as outras associações existentes no concelho”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.