Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Bombeiros treinam 24h seguidas em Albergaria resposta a catástrofes

Uma equipa de 16 operacionais do Corpo de Bombeiros de Oliveira do Bairro participou, no último fim de semana, no exercício CAIMEX, em Albergaria-a-Velha. Trata-se de um exercício de busca e resgate em estruturas colapsadas em modo Livex (com semelhanças à escala real) que pretende a preparação, organização e interação de diversas equipas para eventuais situações de sismo, derrocadas ou desabamentos. O exercício contou com o envolvimento de cerca de 100 operacionais dos distritos de Aveiro e Coimbra que, durante cerca de 24 horas, sem interrupção, efetuaram busca, salvamento e resgate de 37 vítimas encarceradas nos escombros de 14 edifícios.
Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, Marco Maia, “este exercício visou, essencialmente, testar a capacidade de organização de diferentes equipas num teatro de operações com elevada complexidade, agilizar os procedimentos, capacidade de autonomia técnica e humana e ainda melhorar a componente técnica e a interação entre equipas”. “As equipas envolvidas enfrentaram dificuldades como a escassez de acessos, estruturas instáveis, vítimas inacessíveis, bem como a própria autonomia técnica e alimentar durante a duração do exercício”, acrescentou o Comandante da corporação oliveirense.
Acrescente-se que os Bombeiros de Oliveira do Bairro contam já com a segunda participação neste tipo de exercícios, acrescentando outros treinos e formações frequentes dos seus operacionais de modo a que estes garantam uma resposta eficaz, não só em situações de catástrofe, mas também, e, essencialmente, em situações pontuais como derrocadas, abalroamentos ou acidentes semelhantes que possam acontecer no concelho de Oliveira do Bairro e arredores.