Assinar
Anadia // Bairrada  

Livros: Anadiense dá a conhecer “125 anos de Desporto em Anadia”

Pelas mãos do anadiense Nelson Henriques Cerveira, acaba de ser lançada mais uma obra literária sobre o desporto em Anadia.
Trata-se do livro “125 anos de Desporto em Anadia”, que foi dado a conhecer na tarde do passado dia 3 de abril, Sexta-feira Santa, no Pavilhão de Desportos da cidade, à qual se seguiu uma sessão de autógrafos e convívio na zona do bar, com um espumante de honra.
Embora o número de presentes tenha sido menor do que esperado, talvez pelo dia, cerca de quatro dezenas de pessoas não faltaram ao evento que contou também com a presença de Vasco Oliveira, presidente do Anadia FC, Sérgio Santos, presidente do Sangalhos DC, Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Fernando Fernandes, presidente da União de Freguesias Arcos/Mogofores e de vários desportistas da velha guarda das coletividades do concelho.
Na ocasião, Jorge Sampaio agradeceu o trabalho elaborado pelo autor, que considerou ser “uma mais valia para o município”.
Nesta sua obra, Nelson Cerveira fala de todas as Associações Recreativas e Desportivas que surgiram na cidade de Anadia, desde o “Grémio Recreativo de Anadia”, fundado em 11 de agosto de 1891, por um grupo de ilustres, à frente dos quais estava o Conselheiro José Luciano de Castro, passando pelo “Centro Recreativo Popular”, que surgiu 16 anos depois, a 5 de maio de 1907, pelas mãos de um grupo de anadienses encabeçados por Francisco de Nascimento Correia.
Pelo meio, fala de outras coletividades que foram surgindo na cidade, umas efémeras e de pouca duração, outras que ainda duraram alguns anos.
“125 anos de Desporto em Anadia” dá a conhecer que a 18 de novembro de 1932 o Centro Recreativo Popular se juntou ao Anadia Futebol Clube, formando o Anadia FC/Centro R. Popular, que ainda se mantém em atividade.
Uma obra que, como explicou, vem preencher uma lacuna que existia relativa a informação sobre a história do desporto anadiense. “Para além de dois pequenos livros sobre a vida do Anadia Futebol Clube publicados aquando do 40.º e 75.º aniversário deste clube, pouco mais se encontra editado”, revelou Nelson Cerveira, que tomou a decisão de escrever este livro, cujo conteúdo se debruça sobre o desporto na cidade.
De acordo com o autor da obra, “sobre o Anadia FC só daqui a alguns anos é que poderá justificar outro livro, ou então escrever anualmente um resumo das atividades do clube, missão que cabe mais às direções do clube fazê-lo”.
Recorde-se que Nelson Cerveira já publicou outras obras. Em dezembro de 2012 publicou “Angola – O Lado Obscuro da Guerra” que relata as consequências da guerra civil de Angola sobre as populações daquele país. Sobre o mesmo tema tem mais dois livros escritos, bem como outros romances num total de doze, ainda por publicar.
A obra pode ser adquirida através do e-mail nelcerveira@gmail.com ou pelo telefone 936629238, ou ainda através da APPACDM – Anadia, Anadia FC, Anadia Squash Clube, Moita Rugby Clube da Bairrada ou Ginásio Curigym.